OS PRIMEIROS A MORRER:
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.34024/hades.2017.v1.7947Palavras-chave:
Arte, vanguarda artística, ditadura militarResumo
O presente estudo tem por objetivo verificar como as correntes artísticas responderam ao estabelecimento da ditadura militar no Brasil. Nosso objeto é a produção artística engajada do primeiro período de regime militar, de 1964 a 1968 (do golpe ao AI-5). É necessário determinar o nível de engajamento de diferentes grupos artísticos e como os suportes foram utilizados para esta finalidade crítica. É necessário ainda determinar como a mensagem vazada codificadamente – em função da perseguição empreendida pelos órgãos oficiais de censura – acabava sendo (ou não) decodificada por diferentes públicos, e quais grupos chegavam de fato a compreendê-la. Com isso pretendemos lançar luzes sobre a produção cultural, no maior âmbito que pudermos abarcar, circunscrita a um dos períodos chave na evolução política e na configuração cultural do Brasil contemporâneo.
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