OS PRIMEIROS A MORRER:

AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL

Autores

  • Rodrigo Medina Zagni

DOI:

https://doi.org/10.34024/hades.2017.v1.7947

Palavras-chave:

Arte, vanguarda artística, ditadura militar

Resumo

O presente estudo tem por objetivo verificar como as correntes artísticas responderam ao estabelecimento da ditadura militar no Brasil. Nosso objeto é a produção artística engajada do primeiro período de regime militar, de 1964 a 1968 (do golpe ao AI-5). É necessário determinar o nível de engajamento de diferentes grupos artísticos e como os suportes foram utilizados para esta finalidade crítica. É necessário ainda determinar como a mensagem vazada codificadamente – em função da perseguição empreendida pelos órgãos oficiais de censura – acabava sendo (ou não) decodificada por diferentes públicos, e quais grupos chegavam de fato a compreendê-la. Com isso pretendemos lançar luzes sobre a produção cultural, no maior âmbito que pudermos abarcar, circunscrita a um dos períodos chave na evolução política e na configuração cultural do Brasil contemporâneo.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Zagni, R. M. (2017). OS PRIMEIROS A MORRER:: AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL. Revista Hades, 1(1), 1–35. https://doi.org/10.34024/hades.2017.v1.7947

Edição

Seção

Artigos