Reformas educacionais e cultura escolar: a lei n. 5.692/71 e a experiência da formação especial em Belo Horizonte

Autores

  • Juliana Miranda Filgueiras Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.34024/fontes.2021.v8.13031

Palavras-chave:

Lei n. 5.692/71, Formação especial, Escolas de 1º Grau

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar, a partir da perspectiva da cultura escolar, a análise de um relatório produzido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SME/BH) e pelo Centro de Recursos Humanos João Pinheiro (CRHJP), que aborda o projeto piloto de implantação da formação especial estabelecida pela Lei n. 5.692/71, em quatro escolas laboratórios da cidade. Busca identificar os dispositivos que procuraram constituir os saberes e normatizar as práticas escolares para efetivar a “iniciação para o trabalho” nas escolas de 1º Grau, mas também examinar os vestígios das experiências desenvolvidas nas escolas.

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Publicado

2022-05-26