Fontes e cultura escolar: registros escolares, relatórios de estágio e relatos orais

Autores

  • Antonio Simplicio de Almeida Neto Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.34024/fontes.2021.v8.12990

Palavras-chave:

cultura escolar, registros escolares, história oral

Resumo

Neste artigo apresentamos aspectos referentes à pesquisa da cultura escolar discutindo três tipos de fontes documentais utilizadas em pesquisas empreendidas nos anos 1990 e 2000, bem como algumas questões metodológicas, observando características específicas, abordagens, possibilidades e potencialidades. As fontes discutidas são: a) Registros escolares dos anos 1960 e 1970, b) Relatórios de Estagiários de Licenciatura dos anos 1970 e c) Relatos orais de professores de história que lecionaram no período 1965/1975 e 1985/1995.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA NETO, Antonio S. de. Representações utópicas no ensino de história. São Paulo: Editora Unifesp, 2011.

ALMEIDA NETO. Antonio S. de. O Ensino de História no Período Militar: Práticas e Cultura Escolar. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de São Paulo, 1996.

CHERVEL, André. “História das Disciplinas Escolares: Reflexões Sobre Um Campo de Pesquisa”. Teoria & Educação, 2 (1990), pp. 177-229.

CIAMPI, Helenice et al. Ensino de História: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1986.

GOODSON, Ivor. Currículo: Teoria e História. Petropólis: Ed. Vozes, 1995.

JELIN, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Madrid: Siglo XXI, 2002.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1 (2001), pp. 9-44.

LEFEBVRE, Henri. La Presencia y la Ausencia: Contribuición a la Teoria de las Representaciones. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 2006.

NÓVOA, António. História da Educação: Perspectivas Actuais. Mimeo.

PORTELLI, Alessandro. “O que faz a história oral diferente”. Projeto História, 14 (fev. 1997), pp. 7-24.

SILVA, Marcos A. da. Repensando a história. Rio de Janeiro/ São Paulo: Marco Zero/ANPUH-SP, 1984.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Sistemas educativos, culturas escolares e reformas. Mangualde: Edições Pedago, 2007.

Downloads

Publicado

2022-05-26