Colocando o pingo no I: revisitando os cortiços de Santa Ifigênia. Novas perguntas para um velho objeto

Autores

  • Philippe Arthur dos Reis Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Palavras-chave:

cortiços, sanitarismo, urbanização

Resumo

Nesse artigo apresento a transcrição das 65 fichas do Relatorio da Commissão de exame e inspecção das habitações operarias e cortiços no districto de Sta. Ephigenia, de 1893, em São Paulo. Apesar de disponibilizado no formato impresso em uma publicação hoje esgotada, o material ainda não havia sido transcrito na íntegra, nem organizado de modo que auxiliasse a leitura das informações contidas naquelas fichas que deram origem ao referido relatório bem como ao Código Sanitário do Estado de São Paulo, de 1894. Tais dados são preciosas fontes para os estudos da história urbana e social da cidade de São Paulo, pois evidenciam a busca do caráter científico nas observações e a riqueza de detalhes em torno das unidades habitacionais inspecionadas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONDUKI, Nabil Georges. Origens da habitação social no Brasil: Arquitetura Moderna, Lei do Inquilinato e Difusão da casa própria. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

BRESCIANI, Maria Stella Martins. “Sanitarismo e configuração do espaço urbano”. In: CORDEIRO, Simone Lucena. Os cortiços de Santa Ifigênia: sanitarismo e urbanização (1893). São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010, pp. 15-38.

CARPÍNTERO, Marisa Varanda Teixeira. A construção de um sonho: Os engenheiros-arquitetos e a formulação da política habitacional no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

CERASOLI, Josianne Francia. Modernização no plural: obras públicas, tensões sociais e cidadania em São Paulo na passagem do século XIX para o XX. Tese de Doutorado em História: Universidade Estadual de Campinas, 2004.

CORDEIRO, Simone Lucena. Os cortiços de Santa Ifigênia: sanitarismo e urbanização (1893). São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010.

LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. A República ensina a morar (melhor). São Paulo: Hucitec, 1999.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. “Cortiço”. In: BRESCIANI, Maria Stella Martins et. al. A aventura das palavras da cidade: através dos tempos, das línguas e das sociedades. São Paulo: Romano Guerra, 2014, pp. 281-288.

RAMOS, Jorge. “Conventillo”. In: BRESCIANI, Maria Stella Martins et. al. A aventura das palavras da cidade: através dos tempos, das línguas e das sociedades. São Paulo: Romano Guerra, 2014, pp. 272-281.

REIS, Philippe Arthur dos. Construir, morar e viver para além do centro de São Paulo: os setores médios entre a urbanização e as relações sociais do Brás (1870-1915). Dissertação de Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2017.

REIS, Philippe Arthur dos. “De investidores de escravos a investidores de cortiços: trajetórias de proprietários de bens de raiz em São Paulo (1850-1900)”. Caderno de resumos do 10º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, Guarulhos: Departamento de História/EFLCH/Unifesp, 2021, p. 43. Disponível em: http://www.escravidaoeliberdade.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=145&Itemid=58

RIBEIRO, Maria Alice Rosa. “Os cortiços no distrito de Santa Ifigênia (1893)”. In: CORDEIRO, Simone Lucena. Os cortiços de Santa Ifigênia: sanitarismo e urbanização (1893). São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010, pp. 39-78.

RIBEIRO, Maria Alice Rosa. “O engenheiro e o inquérito as habitações operárias no Distrito de Santa Ifigênia, São Paulo, 1893”, Cadernos de História da Ciência, 11 (2015), pp. 130-169.

RODRIGUES, Jaime. “Da ‘Chaga Oculta’ aos dormitórios suburbanos: notas sobre higiene e habitação operária na São Paulo de fins do século XIX”. In: CORDEIRO, Simone Lucena. Os cortiços de Santa Ifigênia: sanitarismo e urbanização (1893). São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010, pp. 79-90.

ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Studio Nobel: Fapesp, 1997.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-02

Edição

Seção

Instrumentos de Pesquisa