v. 5 n. 9 (2018): Os papéis da Inquisição. Conservação e dispersão na Europa, América e Ásia

					Visualizar v. 5 n. 9 (2018): Os papéis da Inquisição. Conservação e dispersão na Europa, América e Ásia

Este número da Revista de fontes traz um conjunto de textos que, como lembra seus organizadores em sua apresentação, “pretende ser um contributo para o conhecimento das atitudes institucionais, sociais e culturais sobre o património documental inquisitorial que possibilite uma releitura dos ‘fundos inquisitoriais’ à luz da sua constituição – isto é, da conservação dos antigos cartórios dos tribunais –, mas também dos canais de dispersão que promoveram a divisão do que seriam, no início, unidades sistemicamente integradas”. Para além da apresentação, de autoria de Miguel Rodrigues Lourenço, Susana Bastos Mateus e Gabriel Torres Puga, que trata de modo abrangente do legado documental das Inquisições, as abordagens da historiografia sobre o tema e os problemas que a reconstituição da história custodial desses fundos implicam, o dossiê é composto de sete textos.

Bruno Lopes e Fernanda Olival centram-se nos resquícios da documentação do Fisco do tribunal da Inquisição de Évora existentes em fundos de instituições dessa cidade. Bruno Feitler trata das diferentes fases da história do arquivo do tribunal do Santo Ofício de Goa. Como no caso de Évora, também é de natureza econômica a documentação do tribunal valenciano analisada por Enrique Cruselles Gómez, José María Cruselles Gómez, Irene Manclús Cuñat e María José Carbonell Boria. Andrea Cicerchia analisa a organização que se fez da documentação da Congregação do Santo Ofício (Roma) no âmbito da república romana de 1849. Gabriel Torres Puga aborda os dilemas entre destruição e preservação de seus documentos pelos quais passaram vários tribunais inquisitoriais. Jaqueline Vassallo trata dos arquivos periféricos das comisarías inquisitoriais do tribunal de Lima. Finalmente, Gerardo Lara Cisneros debruça-se sobre o funcionamento e reconstituição do arquivo do Provisorato de Indios y Chinos do arcebispado do México.

Revista de fontes deseja a todos ótima leitura e agradece a dedicação de Flavio Peralta e Ricelli Silva na disponibilização deste número.

Publicado: 2018-11-18