Ensino de Enfermagem de emergência na “Coleção Revolução de 1932” da Faculdade de Saúde Pública: Inventário dos documentos e possibilidades de pesquisa

Autores

  • Jaime Rodrigues Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.34024/fontes.2021.v8.12731

Palavras-chave:

Saúde Pública, Educação, Enfermagem

Resumo

O artigo aborda a constituição da coleção intitulada “Revolução de 1932” nos arquivos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, fazendo ainda um inventário dela e apontando algumas das potencialidades da documentação para a pesquisa em temas de História, Educação e Saúde. O ponto central é a apresentação do perfil dos estudantes dos cursos de Enfermagem de Emergência, organizados pelo Instituto de Higiene para atender às demandas do movimento de 1932, que colocou o estado de São Paulo em armas contra o governo central. Também são apresentados alguns elementos do currículo adotado nesses cursos, decerto adaptados dos cursos de Enfermagem em funcionamento antes do início dos combates.

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Referências

BARBIERI, Márcia e RODRIGUES, Jaime (org.). Memórias do cuidar: setenta anos da Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo: Editora Unifesp, 2010

CARVALHO, Amália Corrêa. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo: resumo histórico (1942-1980). São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 1980.

COARACY, Vivaldo. A sala da capela. São Paulo: José Olympio, 1933.

RODRIGUES, Jaime e SCHIRMER, Janine. “Enfermagem: uma profissão feminina? O caso do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo” In: BARBIERI, Márcia; RODRIGUES, Jaime (org.). Memórias do cuidar: setenta anos da Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo: Editora da Unifesp, 2010.

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Publicado

2022-05-26

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