Livros como ferramentas do conhecimento: tradução do sexto capítulo do livro Almucīd fī Adab Almufīd wa Almustafīd, de ‘Abd Albāsit Alᶜalmawī

Conteúdo do artigo principal

Pedro Martins Criado
https://orcid.org/0000-0002-6825-2939

Resumo

O presente artigo consiste numa tradução do sexto capítulo do livro Almuᶜīd fī Adab Almufīd wa Almustafīd (O assistente da literatura útil e proveitosa), intitulado “Questões sobre o decoro para com os livros, que são a ferramenta do conhecimento, e o que se relaciona a como corrigi-los, consertá-los, armazená-los, trabalhar com eles, comprá-los, emprestá-los, copiá-los e mais”, escrito pelo pregador damasceno ᶜAbd Albāsiṭ Alᶜalmawī (907-981 H./1502-1573 d.C.). Tal capítulo aborda o manejo de livros, tanto do ponto de vista da circulação e da aquisição, como do ponto de vista da elaboração escrita. Para isso, o contexto enfocado é o dos estudos religiosos islâmicos, e toma como exemplo casos pertinentes, sobretudo, ao chamado ᶜilm alḥadīṯ ou “ciência profética”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CRIADO, P. . Livros como ferramentas do conhecimento: tradução do sexto capítulo do livro Almucīd fī Adab Almufīd wa Almustafīd, de ‘Abd Albāsit Alᶜalmawī. EXILIUM Revista de Estudos da Contemporaneidade, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 83–97, 2021. DOI: 10.34024/exilium.v2i1.12883. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/12883. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Oriente e Ocidente
Biografia do Autor

Pedro Martins Criado, USP

Pedro Martins Criado é bacharel em árabe e português, mestre em Estudos Árabes e doutorando em Letras Estrangeiras e Tradução pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e tradutor.