O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita e não está sob avaliação em nenhum outro períódico.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto contêm no máximo 5.000 palavras (resenha/ensaio) ou cerca de 9.000 palavras (artigo), incluindo resumo, referências bibliográficas e notas.
  • Referências a autores e obras, esclarecimentos e notas interpretativas estão em rodapé, em sequência numérica.
  • O texto usa a formação do Modelo para Artigos.
  • O artigo contém resumos em português e inglês de no máximo 250 palavras e 5 palavras chave cada.
  • O texto emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL)
  • As informações solicitadas no perfil do usuário (nome completo, e-mail, afiliação) foram preenchidas.
  • Os termos em língua estrangeira foram transliterados e/ou romanizados conforme o padrão da tabela IPA.
  • Em caso de republicação, versão ampliada ou tradução, o autor possui os direitos de tradução e/ou publicação e documentação e/ou autorização expressa para ser enviado para os editores.

A EXILIUM – Revista de Estudos da Contemporaneidade é uma publicação científica revisada por pares e de periodicidade semestral que acolhe, em fluxo contínuo, artigos originais e outros tipos de textos ou materiais diversos de pesquisa no âmbito das linhas da Cátedra Edward Saïd, de acordo com o perfil das suas seções: Varia, Literários, Crítica da Contemporaneidade, Oriente-Ocidente.

A Revista se compromete a publicar apenas material original que não tenha sido publicado anteriormente ou sob revisão em outros periódicos, inclusive em idiomas diferentes. Os artigos submetidos a revista não devem ser submetidos a nenhum outro periódico enquanto estiver em processo de avaliação.

A revista não cobre taxas de publicação e os artigos publicados ficam disponíveis para acesso livre gratuito.

O(s) autor(es) deve(m) ser pesquisador(es) de nível superior (pós-graduação em diante), de atuação reconhecida na respectiva instituição de vínculo. Somente em casos excepcionais se aceitará material não acadêmico, desde que seja de autor(es) de atuação reconhecida e atestada pela comunidade acadêmica e/ou intelectual de referência, como é o caso de escritores e pesquisadores reconhecidos e/ou honoris causa.

O(s) autor(es) se responsabiliza(m) integralmente pelo conteúdo dos textos enviados, incluindo correção gramatical e ortográfica, e devem se registrar com o email institucional quando vinculados.

A revista adota o processo de revisão por pares (blind peer review), que é constituído por dois ou mais árbitros que são designados para realizar a revisão do manuscrito. As identidades dos revisores e autores são ocultadas uns dos outros ao longo do processo de avaliação, mas os autores devem enviar os arquivos identificados, com minibio email e OrcID em nota de rodapé, conforme indicado em nosso Modelo para formatação de artigos.

Todas as contribuições científicas são revisadas pelo Editor, Editores Associados de Área, Membros do Conselho Editorial e/ou Revisores Convidados, com os seguintes processos:

  • Revisão Inicial: nessa etapa, cada manuscrito é avaliado quanto ao cumprimento das normas estabelecidas nas Instruções aos autores e em Diretrizes para Autores, incluindo verificação de integridade, autenticidade e originalidade via ferramenta anti-plágio. Caso o manuscrito não atenda às normas estabelecidas, será devolvido para correção. Manuscritos que não passarem na revisão inicial serão devolvidos aos autores.

  • Processo de Avaliação: os manuscritos que passam pela revisão inicial são atribuídos a dois revisores independentes de acordo com sua especialização no campo em particular.

  • Pareceres: os revisores emitem seus pareceres diretamente no sistema OJS. A decisão pode ser "Aceitar Submissão", "Revisões Requeridas", "Reenviar para Revisão" ou "Recusar Submissão". Se a decisão for "Reenviar para Revisão", o manuscrito deverá ser revisado e enviado para a segunda rodada de revisão por pares.

  • Aprovação ou Rejeição: O Conselho editorial decide, com base nos pareces, sobre a aprovação ou rejeição do manuscrito. Em caso de aceite, o manuscrito entra no processo de editoração para publicação.

A decisão sobre a publicações dos trabalhos cabe aos editores, após o exame de dois pareceres cegos feito por especialistas da área.

As afirmações emitidas nos artigos e outros trabalhos são de responsabilidade dos autores.

No caso de dossiês organizados por editores convidados, a responsabilidade pelo teor intelectual da edição correspondente fica a encargo dos organizadores, que também se comprometem em cumprir e obedecer os prazos e demandas do fluxo editorial estabelecidos pela equipe técnica e executiva. 

A revista Exilium acolhe, em fluxo livre, trabalhos em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Os artigos em inglês, francês, italiano e alemão serão publicados em português e acompanhados de sua versão original. Artigos em espanhol não serão traduzidos.

NORMAS PARA SUBMISSÃO

A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editores"

Os artigos e outros trabalhos deverão ser submetidos pelo sistema eletrônico, no Portal de periódicos da UNIFESP (https://periodicos.unifesp.br), ou então pelo e-mail: exilium@unifesp.br). No caso da submissão no portal, os autores devem antes se cadastrar na plataforma.

Em caso de citação de termos transliterados a partir de idiomas grafados em outros alfabetos (por exemplo árabe, turco, armênio, chinês etc), usar padrão IPA fonts de transliteração e romanizar termos no idioma original do artigo ou use nossa tabela de transliteração árabe e persa.

Para formatação do texto, utilize o nosso Modelo para formatação de artigos  e a norma APA.

A correção gramatical e ortográfica é de responsabilidade dos autores. somente uma revisão padrão do texto será feita e enviada aos autores contendo anotações e correções, as quais devem ser cuidadosamente checadas e confirmadas num arquivo à parte, renomeado no seguinte padrão: _Sobrenome (autor) _Artigo (título resumido) _revisto.docx. O arquivo deve ser enviado aos autores no prazo requisitado.

Os textos em formato livre, que não sejam artigos ou ensaios, não precisam respeitar a todos estes requisitos. Antes de submeter, veja em que perfil das seções se encaixa: