Ecotourism and Environmental Education: connecting different concepts

Autores

  • Thaís Varandas de Azeredo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • André Scarambone Zaú Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2017.v10.6644

Palavras-chave:

Interpretive Trail, Rio 20, Non-Formal Education.

Resumo

Environmental Education bases the learning process in the contact with the environment in everyday life. When this relation is developed alongside with emotions, it becomes more than just an informative education. If developed within a critic vision, this process may act in a behavioral change that could help nature conservation. This form of education may happen in natural areas through guided walks, interpretative trail, informative signs and others. Considering all the concepts in this process it’s important to show nature as something interesting and, as a consequence, to reveal the need of its preservation. Ecoturismo e Educação Ambiental: conectando diferentes conceitos RESUMO A educação ambiental contém em seu leque de possibilidades o aprendizado através da aproximação do ambiente natural com o cotidiano. Nesse contexto, caso estabelecida uma relação afetiva, a educação ambiental se torna mais do que meramente informativa. Ela pode contribuir com mudanças de comportamento, postura e visão crítica. Essa “forma de educação” pode ser realizada em ambientes naturais, através de visitas guiadas, trilhas interpretativas, placas de sinalização, entre outros. Em quaisquer das opções, é importante tornar atrativa a experiência de apreciação e, pelo menos em alguma medida, relevante para o “visitante”, contribuindo desta forma para a internalização da necessidade de conservação, bem como para a divulgação da mesma. PALAVRAS-CHAVE: Trilhas Interpretativas; Rio+20; Educação Não Formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.08.2017

Como Citar

Azeredo, T. V. de, & Zaú, A. S. (2017). Ecotourism and Environmental Education: connecting different concepts. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 10(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2017.v10.6644
Recebido: 2017-04-26
Aceito: 2017-07-31
Publicado: 2017-08-31