Paisagens do ecoturismo na Estrada Real: reflexão sobre o planejamento e gestão do segmento no Polo Diamantina (MG)

Autores

  • Gabriela Duarte Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG
  • Nauê Gonçalves Bulhões Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG
  • Tainá Gonçalves Bulhões Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6370

Palavras-chave:

Estrada Real, Ecoturismo, Gestão, Comercialização e atividades do ecoturismo.

Resumo

A Estrada Real foi o antigo caminho aberto para escoamento do ouro e diamante até o litoral para envio à Coroa Portuguesa, sua riqueza histórica e importância para história do Brasil já são comprovadas e muito estudadas, também já se tem conhecimento do potencial para o turismo de aventura e ecoturismo. O artigo apresenta um histórico de criação deste caminho bem como sobre sua gestão feita pelo Instituto Estrada Real. A análise fica por conta do diagnosticado da gestão do ecoturismo, no que diz respeito à sua comercialização, na primeira porção do Caminho dos Diamantes da Estrada Real, que vai de Diamantina a Alvorada de Minas. A intenção do artigo é diagnosticar a situação atual da gestão e comercialização do ecoturismo bem como apontar o grande potencial que há para ser trabalhado, assim apresentamos quais atrativos são comercializados e de que forma, a que atividade do ecoturismo é vinculada e são identificados quais atrativos e atividades têm potencial turístico e ainda não são trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Duarte Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Tem experiência na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo, planejamento turístico, meio ambiente, unidades de conservação, educação ambiental patrimonial, turismo de base local, organização de eventos e meios de hospedagem. Atualmente é vice-presidente do Instituto Pró Educação e Cultura - IPEC.

Nauê Gonçalves Bulhões, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG

MBA em Gestão de Negócios Empresariais e Marketing. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Tainá Gonçalves Bulhões, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Downloads

Publicado

07.11.2013

Como Citar

Vieira, G. D., Bulhões, N. G., & Bulhões, T. G. (2013). Paisagens do ecoturismo na Estrada Real: reflexão sobre o planejamento e gestão do segmento no Polo Diamantina (MG). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(4). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6370

Edição

Seção

Anais do Congresso Nacional de Ecoturismo - Artigos Completos
Recebido: 2013-07-29
Aceito: 2013-09-01
Publicado: 2013-11-07