Entre novas matizes e permanências: a emergência do turismo e os simbolismos do Morro da Conceição (RJ)

Autores

  • Paulo Maurício Rangel Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6233

Resumo

O presente artigo visa analisar os processos decorridos no Morro da Conceição ao longo de sua trajetória geográfica recente, de maneira a compreender as vicissitudes desta área na atual geografia do centro do Rio de Janeiro. A fim de atingir tal objetivo, esta pesquisa abarca, de maneira sucinta, os processos atuais que ocorrem nesta área do centro da cidade. Em seguida, são investigadas as funções que são delineadas no Morro da Conceição hodiernamente, sob o foco de empreendimentos e ações que vicejam em seu perímetro. Problematizamos os impactos da turistificação que ocorre neste lugar, sob a égide de investimentos infraestruturais, na esteira de futuros grandes eventos, a ocorrer na cidade em futuro próximo. São abordadas e analisadas, sob o prisma da geografia humanística, as relações estabelecidas entre os múltiplos agentes sociais que habitam e/ou transitam neste espaço, assim como o tipo de relação que estes indivíduos têm com o seu solo, seu lugar, fontes de identidade e simbolismos diversos para os grupos sociais citadinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Maurício Rangel Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Formado em geografia pela UFF e mestrando em geografia pela Uerj, possuo crescente interesse pelo turismo e suas profícuas trocas com a geografia.

Downloads

Publicado

31.01.2013

Como Citar

Gonçalves, P. M. R. (2013). Entre novas matizes e permanências: a emergência do turismo e os simbolismos do Morro da Conceição (RJ). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6233
Recebido: 2012-06-30
Aceito: 2012-11-20
Publicado: 2013-01-31