Análise dos fatores motivacionais e determinantes no processo de decisão de compra do consumidor turístico no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra na região de São Roque de Minas (MG)

Autores

  • Ana Cristina Magalhães Costa
  • Miguel Peres Jr
  • Michella C. do Prado
  • Ronaldo F. Silva

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2010.v3.5878

Resumo

O estudo do comportamento do consumidor tem se mostrado uma poderosa ferramenta na implementação de ações mercadológicas eficazes. Na atividade turística – em particular no segmento ecoturístico – estes estudos são ainda incipientes. Acredita-se que o conhecimento dos padrões comportamentais e dos processos que motivam e definem as escolhas dos turistas pode auxiliar sobremaneira na correta gestão das Unidades de Conservação. A partir dessa premissa, desenvolveu-se este trabalho que investiga as características do consumidor turístico que visita o entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra, na região de São Roque de Minas, MG, procurando categorizá-los a partir dos fatores motivacionais e determinantes identificados. A metodologia adotada baseia-se na técnica de pesquisa survey sendo aplicados 182 questionários no período de junho a setembro de 2008. O presente artigo apresenta os principais resultados que mostraram que os fatores motivadores mais importantes para os turistas entrevistados estão relacionados ao contato com a natureza e à possibilidade de relaxamento e meditação em espaços naturais. Quanto aos fatores determinantes – aqueles que definem a escolha dos destinos – observou-se, na amostra pesquisada, que de modo geral, o preço e a indicação de amigos e/ou parentes são os mais importantes. Já para os fatores determinantes específicos – aqueles decisivos na escolha da região de São Roque de Minas, MG – verificou-se que a distância e o acesso são os fatores mais impactantes. O trabalho traz ainda a proposta de segmentação dos ecoturistas que visitam a região em dois grupos: os refratários, para quem o fator preço é o mais importante e que não são influenciados, no processo de decisão de escolha do destino, por informações vindas de agentes de turismo, amigos, parentes, ou pela divulgação na mídia; e os permeáveis, para quem estes mesmos fatores são os mais importantes. Espera-se que, como decorrência dessa pesquisa, os agentes envolvidos na atividade turística no local, tanto públicos quanto privados, e, em especial os gestores do Parque Nacional da Serra da Canastra, possam aperfeiçoar seus esforços de marketing, levando a região ao crescimento da atividade turística de forma sustentável.

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Publicado

26.05.2010

Como Citar

Costa, A. C. M., Peres Jr, M., Prado, M. C. do, & Silva, R. F. (2010). Análise dos fatores motivacionais e determinantes no processo de decisão de compra do consumidor turístico no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra na região de São Roque de Minas (MG). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 3(2). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2010.v3.5878

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2009-10-30
Aceito: 2010-03-12
Publicado: 2010-05-26