Reflexões sobre a implantação de uma pousada-escola no Parque Nacional de Sete Cidades (PI)

Autores

  • Solano de Souza Braga Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG,
  • Sofia Araujo de Oliveira Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE
  • Rodrigo de Sousa Melo Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Parnaíba, PI
  • Waldemar Justo do Nascimento Neto Parque Nacional de Sete Cidades, ICMBio, PI
  • Mateus Rocha dos Santos Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Parnaíba, PI

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2022.v15.12891

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, turismo, sustentabilidade, hotelaria, extensão

Resumo

O curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e a gestão da Unidade de Conservação (UC) Parque Nacional (PARNA) de Sete Cidades, no Piauí, dialogam sobre formas de conciliar a conservação ambiental local com o desenvolvimento de atividades turísticas e pedagógicas para gerar recursos para o PARNA e para a comunidade do entorno, assim como promover ações de ensino, pesquisa e extensão com os docentes e discentes do mencionado curso. Em tal quadro, este artigo analisou, de forma preliminar, a possibilidade de implantação de uma pousada-escola na UC investigada, e seus reflexos para a gestão do parque e para o processo formativo no ensino superior. Como metodologia, empregou-se as pesquisas bibliográfica e documental, a observação direta e a realização de entrevistas estruturadas com atores locais, como também visitas in loco para avaliar as condições administrativas e estruturais locais. Os resultados indicaram que a implantação da primeira pousada-escola em uma UC brasileira por meio de uma estrutura administrativa específica para esta finalidade é possível no PARNA de Sete Cidades, pois há uma estrutura física implantada anteriormente, porém com a necessidade de reformas gerais para execução dos serviços de hospedagem. Outrossim, impera-se a necessidade de formatar instrumentos administrativos e institucionais entre os parceiros envolvidos para viabilizar a gestão dos objetivos turísticos e pedagógicos de uma pousada-escola.

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Biografia do Autor

Solano de Souza Braga, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG,

Universidade Federal de Ouro Preto. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia da UFDPar. Doutorando em desenvolvimento e meio ambiente - PRODEMA/UFPI (início 2018), Mestre em Geografia - IGC/UFMG (2011); licenciatura em Geografia - UNIVERSO (2014); Licenciatura em Turismo e Hospitalidade pelo Programa de Formação Pedagógica de Docentes - CEFET/MG (2008), Bacharelado em Turismo - IGC/UFMG (2006). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em planejamento, pesquisa e extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo, planejamento, levantamento e monitoramento da oferta e demanda turística, estudos de impacto ambiental, ecoturismo, análise ambiental e docência em turismo e geografia. Integrante dos grupos de pesquisa: GIPE - UFMG / UFVJM (Grupo Integrado de Pesquisas sobre a Serra do Espinhaço), EITUR - UFPI (Grupo de pesquisas e estudos interdisciplinares em turismo) e do Núcleo de Pesquisa CONTEMPLAR (Coletivo Nordestino de Atenção ao Tempo Livre e Lazer).

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Publicado

01.11.2022

Como Citar

Braga, S. de S., Oliveira , S. A. de, Melo, R. de S., Nascimento Neto, W. J. do, & Santos , M. R. dos. (2022). Reflexões sobre a implantação de uma pousada-escola no Parque Nacional de Sete Cidades (PI). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 15(5). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2022.v15.12891
Recebido: 2021-10-27
Aceito: 2022-08-08
Publicado: 2022-11-01

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