Turismo pedagógico em salina de Macau (RN) como estratégia para Educação Ambiental

Autores

  • Sueli Aparecida Moreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ
  • Camila Kayssa Targino-Dutra Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
  • Silvania Melo da Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Wouder Max Azevedo de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Guilherme Bridi Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2022.v15.12106

Palavras-chave:

Turismo Sustentável, Turismo Costeiro, Ecossistema Manguezal, Excursão Escolar

Resumo

O Turismo Pedagógico para educação turística poderá atuar como estratégia facilitadora para conscientização ambiental durante a atividade escolar. A visita permite contextualizar o conteúdo teórico, através de experiências de contato e de observação direta dos fenômenos e práticas na natureza do entorno do ambiente de produção artesanal do sal. Nesse sentido, elaborou-se estudo qualitativo de observação participante no município de Macau (RN), com o objetivo de instrumentalizar o turismo pedagógico. A produção das salinas do Polo Costa Branca (RN) é responsável por mais de 90% da produção de sal do país. As paisagens das salinas potiguares têm peculiaridades interdisciplinares que as tornam adequadas para excursão escolar. A paisagem fascinante da área costeira onde estão as salinas corresponde ao ecossistema manguezal com espécies arbóreas que toleram água salobra. A prática do Turismo Pedagógico no interior das salinas poderá atuar como uma estratégia de conscientização de visitantes sobre a preservação dos manguezais. A produção associada ao turismo pode ser estimulada através da comercialização de souvenires para incorporar identidade ou marca ao sal e ao artesanato local para geração de renda à comunidade. Conclui-se que o turismo nas salinas alinha-se ao desenvolvimento regional sustentável.

 

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Biografia do Autor

Sueli Aparecida Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - ICSA/UFRRJ

Camila Kayssa Targino-Dutra, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/UERN. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Silvania Melo da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Wouder Max Azevedo de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Guilherme Bridi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Docente de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

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Publicado

01.08.2022

Como Citar

Moreira, S. A., Targino-Dutra, C. K. ., Cunha, S. M. da, Araújo, W. M. A. de, & Bridi, G. . (2022). Turismo pedagógico em salina de Macau (RN) como estratégia para Educação Ambiental. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 15(4). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2022.v15.12106
Recebido: 2021-05-07
Aceito: 2022-05-24
Publicado: 2022-08-01

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