Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, dialoga com o Ecoturismo e o Turismo Sustentável e tema afins, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está no formato do TEMPLATE, formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, e SEM IDENTIFICAÇÃO dos autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; 6 pontos de espaço entre os parpagrafos; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Entre as referências há trabalhos publicados pela RBEcotur.

Diretrizes para Autores

1. Diretrizes de publicação para Autores

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ANTES DE TUDO: a) Os trabalhos deverão ser submetidos no FORMATO disponível em Template.

a) Serão aceitos somente trabalhos inéditos para publicação no idioma português, espanhol ou inglês, com as devidas revisões do texto, incluindo a gramatical e a ortográfica. Trabalhos que não estejam em concordância com as normas de formatação não serão considerados para a publicação.

b) Os textos serão postados somente no ambiente SEER.

c) O(s) autor(es) estarão cedendo integralmente os direito autorais à revista, sendo solicitado o envio de autorização assinada por todos os autores para publicação sem quaisquer ônus para a revista, considerando seu caráter de fins não lucrativos.

d) A submissão e posterior publicação dos manuscritos é gratuita;

e) Diversos investimentos em tecnologia foram realizados para garantir que todas as publicações da RBEcotur tivessem registro e credibilidade internacional. Foi estabelecida uma parceria com o CrossRef, instituição norte-americana responsável pela atribuição do Digital Object Identifier (DOI). O DOI é reconhecido pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) através da Plataforma Lattes como prova de publicação, e ainda liga o currículo do pesquisador ao arquivo da publicação.

f) Os autores que desejarem publicar resumos, artigos ou resenhas deverão fazer um cadastro na Revista (personalizado) contendo: nome(s) completo(s) do(s) autor(es), sem abreviaturas, e-mail(s), link para o currículo Lattes, e os dados completos de afiliação institucional e geográfica (cidade, Estado e país), por ocasião da submissão do trabalho.

g) Não serão publicados mais de um artigo por autor no mesmo ano, mesmo que ele não seja o primeiro do manuscrito, bem como não serão publicados três artigos de autores de uma mesma instituição (departamentos de universidades, faculdades, instituto de pesquisa, ONGs, órgãos públicos) por ano.

2. Estrutura dos Artigos

a) Os trabalhos deverão ser submetidos no FORMATO DO TEMPLATE, disponível acima.

b) No manuscrito não deverão ser colocados os dados dos autores para preservar o sigilo da avaliação por pares cegas, e a extensão dos trabalhos deverá apresentar no mínimo 10 e no máximo 30 páginas, tamanho A-4.

c) Os resumos serão em Português/Inglês ou Espanhol/Inglês, apresentados em um só parágrafo e com um máximo de 400 palavras em espaçamento simples. O resumo será seguido de 3 a 5 palavras-chave para fins de indexação do trabalho, que deverão ser separadas por uma ponto-e-vírgula entre elas. [Por ex.: Por Ex.: Palavras-chave: Ecoturismo; Educação Ambiental; Paisagem.]. O abstract e as key words, em inglês, devem ser a versão do texto do resumo e das palavras-chave, obedecendo às especificações para a versão em português ou espanhol. Antes do Abstract deve ser redigido a versão do título em inglês.

d) O Título deve ser conciso e explicativo, representando o conteúdo do trabalho, não excedendo a 15 palavras. O Título em inglês deverá ser a versão exata do título em português ou espanhol.

e) Especificações dos artigos: Seguir padrão do template da Revista;

f) As figuras serão escaneadas com boa resolução, formato JPG, tanto para impressão em papel quanto para leitura em tela [300 dpi], inseridas no texto com as respectivas legendas biligues e informações.

g) As ilustrações que compreendem tabelas, gráficos, desenhos, mapas e fotografias, lâminas, plantas, organogramas, fluxogramas, esquemas ou outros elementos autônomos devem aparecer sempre que possível na própria folha onde está inserido o texto a que se refere, com legendas biligues.

h) Cada trabalho poderá conter um máximo de 10 ilustrações. No caso de mais ilustrações, solicitamos uma consulta prévia. Não serão aceitos artigos com ilustrações em arquivo separado.

i) As "notas de rodapé" e agradecimentos devem ser incluídos no final, após a bibliografia, mas sem formatação especial.

j) Se necessário, indicar qualquer atualização de afiliação institucional. Indicação do autor responsável pelas correspondências, com editores e/ou leitores, seguido de endereço postal completo, incluindo fax, telefone e e-mail.

k) Se apropriado, acrescentar ainda um parágrafo, no final, após a bibliografia, reconhecendo qualquer apoio financeiro, colaboração de colegas e técnicos. Se for o caso, indicar a origem do trabalho, como por exemplo: anteriormente apresentado em evento, derivado de tese ou dissertação, coleta de dados efetuada em instituição distinta da que financiou a pesquisa e outros créditos e/ou fatos de divulgação eticamente necessários.

l) Os autores são responsáveis pelas idéias expostas em seus trabalhos, como também pela responsabilidade técnica e veracidade das informações, dados, etc, apresentados. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos textos publicados e os textos também não expressam necessariamente a opinião dos editores.

m) O envio de contribuições é em regime de fluxo contínuo, mas as datas limites para recebimento de textos são: 28 de fevereiro, 30 de junho, e 31 de outubro, para as edições de maio, setembro, e janeiro, respectivamente.

n) Informar no momento adequado do processo de submissão, obrigatoriamente o endereço completo (cidade, Estado e país), Instituição de Filiação, Endereço eletrônico do[s] autor[es], bem como o(s) link(s) para o Currículo Vitae, versão Lattes. [Por ex.: Vivian Castilho da Costa – http://lattes.cnpq.br/3181407490194397]

o) Os arquivos enviados deverão ter no máximo 2 MB.

p) Todos os manuscritos devem ter sua estrutura finalizadas com as Referências. As publicações devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer a Norma ABNT 10520/2023. Trata-se de uma listagem dos livros, artigos e outros elementos de autores efetivamente utilizados e referenciados ao longo do artigo.

3. Observações

a) O e-mail(s) do(s) autor(es) cadastrado(s) não poderá(ão) estar com restrições tais como tira-teima, filtro anti-spam, etc., visto que as mensagens automáticas do sistema SEER retornarão, interrompendo a comunicação entre editores e autores.

b) Os autores são responsáveis pelas idéias expostas em seus trabalhos, como também pela responsabilidade técnica e veracidade das informações, dados, etc, apresentados. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos textos publicados e os textos também não expressam necessariamente a opinião dos editores.

c) Serão aceitos para submissão trabalhos com um máximo de 05 (cinco) autores por artigo. Solicitamos aos autores especial atenção à observância das normas, pois não serão considerados trabalhos que não estiverem de acordo com as mesmas.

d) Os autores de trabalhos aprovados receberão exclusivamente e gratuitamente uma mensagem eletrônica (e-mail) via sistema com o ACEITE do trabalho, com dados completos e suficientes para comprovação. A emissão de CARTA DE ACEITE no formato de ofício com assinatura digitalizada é um serviço extra, e poderá ser solicitado mediante pagamento de R$50 (cinquenta reais). 

e) Os autores que enviarem seus trabalhos para submissão aceitam e concordam com as normas de publicação da Revista.

4. Modelo para Citações e Bibliografia (NBR 10520/202323)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.