v. 15 n. 3 (2022): Edição Especial - Turismo de Observação de Aves

					Visualizar v. 15 n. 3 (2022): Edição Especial - Turismo de Observação de Aves

O Turismo de Observação de Aves está inserido no segmento do ecoturismo e considerado um modelo que desafia uma forma de produção que demanda conhecer e respeitar a natureza, em correspondência à dinâmica sociocultural dos territórios. Assim como outras práticas turísticas o turismo de observação de aves demanda e se materializa na projeção e implantação de roteiros, infraestrutura, gestão e formação profissional com mobilização de vários atores sociais.

Na última década observa-se a crescente demanda para o Turismo de Observação de Aves no Brasil e a observação de aves livres em seu ambiente natural é a essência que motiva viajantes no Brasil e no mundo e sua qualificação e exercício se opõem, decisivamente, ao turismo massivo. Tal fenômeno merece ser analisado de forma mais profunda e registrado no questionamento sobre os saberes e fazeres relacionados a esse nicho turístico que se conecta à ciência, cultura e educação.

A partir dessa perspectiva, a RBEcotur visa construir com essa Edição Especial, um compêndio inédito de 20 artigos de caráter científico sobre o Turismo de Observação de Aves atendendo a diferentes profissionais diante dos vários contextos de estudos e pesquisas em Turismo de Observação de Aves, a contribuir para a difusão, diálogo e intercâmbio de conhecimentos teóricos ou aplicados.

Boa leitura a todos/as!

Editoras convidadas:

Profa. Dra. Simone Mamede (Professora do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental - UFT, Campus Arraias -, e Sócia-diretora do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo), e

Profa. Ms. Maristela Benites da Silva (Socia-diretora do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, doutoranda em Ensino de Ciências - UFMS).

Nota: A foto da capa, que registra um casal de maracanãs (Primolius maracana), é de autoria de Marco Silva, e foi escolhida pelos editores dentre outras centenas que foram enviadas por diversos/as colaboradores/as. Fica aqui nosso agradecimento aos/às participantes.

 

Publicado: 01.06.2022

Artigo em Dossiês