PLANEJAMENTO E PROJETO DE INSTALAÇÕES ECOTURÍSTICAS EM ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL: O CASO DE GUARAQUEÇA (PR)

Autores

  • Paula Helena Garcia

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.5926

Resumo

A proposição de intervenções arquitetônicas ecoturísticas em uma área de preservação ambiental para o município de Guaraqueçaba com aproximadamente 8.000 habitantes, situado no litoral do Paraná, a 174km da capital Curitiba é o tema do trabalho. O município está localizado em uma Área de Preservação Ambiental, a APA Guaraqueçaba, próxima ao importante eixo econômico Curitiba-São Paulo e reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, sendo também um dos ecossistemas mais conservados do mundo. Inserida em uma região com excelentes atrativos naturais, culturais e históricos, Guaraqueçaba carece de instalações adequadas que viabilizem a melhor estruturação do ecoturismo, importante alternativa econômica para as comunidades locais e instrumento de preservação ambiental nesta área sob a atuação de legislações restritivas. O objetivo do trabalho é contribuir para o correto delineamento das propostas para instalações ecoturísticas, oferecendo alternativas embasadas em critérios diversos: legislativos, ambientais e culturais. A metodologia seguida pela pesquisa seguiu técnicas que pudessem propiciar a melhor observação, descrição, comparação e classificação dos fundamentos observados para chegar, por indução, ao conhecimento das condições determinantes para elaboração de uma proposta: o projeto. Visando proporcionar maior familiaridade com o problema, a pesquisa de ordem exploratória foi de fundamental importância e consistiu na coleta de dados de fontes primárias resultantes do contato direto com o campo de desenvolvimento da pesquisa e secundárias na consulta aos documentos diversos a respeito da região de Guaraqueçaba, da conceituação do termo ecoturismo e da arquitetura à ele relacionada. Todo o processo da pesquisa resultou na indicação de diretrizes e na proposição de atuações arquitetônicas pontuais e criteriosas em concordância com os princípios do tema em estudo, configurando-se como instrumento auxiliar para o planejamento e projeto de estruturas ecoturísticas em Áreas de Proteção Ambiental. Palavras-chave: Arquitetura ecologia-Guaraqueçaba (PR); Arquitetura sustentável; Ecoturismo.

Downloads

Publicado

24.10.2011

Como Citar

Garcia, P. H. (2011). PLANEJAMENTO E PROJETO DE INSTALAÇÕES ECOTURÍSTICAS EM ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL: O CASO DE GUARAQUEÇA (PR). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 4(4). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.5926

Edição

Seção

Arquivos Individuais
##plugins.generic.dates.received## 2011-06-27
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-08-05
##plugins.generic.dates.published## 2011-10-24

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.