As abordagens sobre interseccionalidade em três blogs feministas

Autores

  • Dulcilei da Conceição Lima Universidade Federal do ABC
  • Ana Keila Mosca Pinezi Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.1.06

Resumo

A partir da metodologia de pesquisa em blogs de política e do enquadramento da mídia,foram analisados seis textos cujos títulos traziam a palavra “interseccionalidade”. Oenquadramento consiste em selecionar e salientar determinados aspectos de realidadenum texto midiático, de modo a possibilitar sua análise. Os textos foram selecionadosa partir de tag´s em três blogs feministas populares: Blogueiras Feministas, BlogueirasNegras e Não Me Kahlo. Nos blogs em questão, buscamos compreender as concepçõessobre interseccionalidade presentes nos textos de cada blog, identificar elementos similarese apresentar diferenças. As análises identificaram que embora os textos divirjamquanto à natureza e atribuição de autoria do conceito de interseccionalidade, possuemcomo elemento comum a crítica às práticas feministas excludentes. A interseccionalidadesurge nesses textos como ferramenta política e uma via para aplainar as tensõesinternas nos distintos segmentos feministas de modo a construir um feminismo maisabrangente e inclusivo.

Palavras-chave: Interseccionalidade; feminismo; feminismo negro; enquadramento; blog.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulcilei da Conceição Lima, Universidade Federal do ABC

Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Mestra em Arte, Educação e História da Cultura pela UPM e Bacharel em História pela USP.

Ana Keila Mosca Pinezi, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em História - licenciatura plena (1991), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é docente (profa associada) da Universidade Federal do ABC. Suas áreas de pessquisa são Antropologia e Sociologia da Religião e Urbana; Políticas Públicas em Educação; Antropologia e Sociologia do corpo e do gênero. Entre suas temáticas de pesquisa de interesse estão religião, relações de gênero e corpo; direitos humanos e particularismo cultural; processos identitários, memória e simbolismos e ações afirmativas e políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior. Coordenou o programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, da UFABC, de 2010 a 2014. É membro associada à ANDHEP e à Associação Brasileira de Antropologia (ABA). É membro da diretoria da ANINTER-SH (Associação Interdisciplinar em Sociais e Humanas). Integra o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade (NCTS) da UFABC. Coordena o Grupo de Pesquisa "Identidades Plurais e Representações Simbólicas".

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

Lima, D. da C., & Pinezi, A. K. M. (2019). As abordagens sobre interseccionalidade em três blogs feministas. Ciências Sociais Em Revista, 55(1), 54–64. https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.1.06

Edição

Seção

Artigos