Democracia política como plataforma para a expansão de direitos na América Latina

Autores

  • Maria Celina D'Araujo PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.1.05

Resumo

O artigo destaca aspectos macrossociológicos de mudanças recentes na América Latina que fortalecem valores democráticos do ponto de vista institucional. Na questão dos direitos humanos, de segurança e de gênero, a região está muito aquém das modernas democracias europeias, mas a tendência, mesmo com retrocessos eventuais, é de uma transformação favorável a práticas de maior igualdade e de valorização da democracia formal. O nó górdio continua sendo a desigualdade e a violência interpessoal, embora as instituições locais sejam compelidas a dar sinais de alerta para as importantes demandas universais por justiça e equidade. O artigo chama atenção para algumas dessas transformações que impactam nas áreas de direitos e na democratização de possibilidades para a participação política, especialmente a feminina. A eleição de governos conservadores, na segunda década do século XXI, depois da chamada “onda rosa”, não anulou, até então, o alargamento do reconhecimento da democracia e do estado de direito como “the only game in town”.

Palavras-chave: América Latina, democracia formal, expansão de direitos, gênero, segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celina D'Araujo, PUC-RIO

Doutora e mestre em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ (1989 e 1981) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1975). Atualmente é professora de graduação e pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora e professora titular do Cpdoc/Fundação Getúlio Vargas - RJ, professora da Universidade Federal Fluminense e professora visitante em algumas universidades do Brasil e do exterior. Tem trabalhado nas seguintes áreas de pesquisa: militares e defesa, sindicatos, partidos políticos, Era Vargas, autoritarismo na América Latina, Justiça militar, elites e carreiras do Poder Executivo. Foi editora da Revista Estudos Históricos membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito e Sociologia de junho 2015 a julho 2017.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

D’Araujo, M. C. (2019). Democracia política como plataforma para a expansão de direitos na América Latina. Ciências Sociais Em Revista, 55(1), 45–53. https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.1.05

Edição

Seção

Artigos