Particularidades do pertencimento na pesca artesanal embarcada

Autores

  • Cristiano Wellington Noberto Ramalho Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Autor
  • Andreia Patrícia dos Santos Prefeitura da Cidade do Recife Autor

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.2.12

Resumo

O presente texto almeja, em primeiro lugar e com base em escritos da sociologia rural e da socioantropologia da pesca no Brasil, situar o debate sobre pertencimento entre camponeses e, principalmente, entre pescadores artesanais, e, depois, produzir reflexões, com base nos dados de campo levantados em duas comunidades de pescadores (Itapissuma e Suape – ambas em Pernambuco), sobre o caráter do sentimento de pertença na pesca artesanal embarcada, analisando suas singularidades e universalidades. Para tanto, realizamos 36 entrevistas (18 em cada localidade mencionada), bem como acompanhamos o cotidiano – em terra e nas águas – dos profissionais da pesca artesanal. No geral, o pertencimento assume, nas comunidades estudadas, elemento comum, que as identifica na condição de sujeitos sociais marcados de singularidades frente a outros grupos e/ou classes sociais, seja na terra (relações de vizinhança, laços de parentes, bairros pesqueiros), seja nas águas (eixo decisivo para o modo de vida simbólico e material desses homens).

Palavras-chave: pertencimento, pesca artesanal, socioantropologia da pesca.

Biografia do Autor

  • Cristiano Wellington Noberto Ramalho, Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Graduação em Ciências Sociais (UFRPE), Mestre em Sociologia (UFPE) e Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Andreia Patrícia dos Santos, Prefeitura da Cidade do Recife
    Mestre em Sociologia (UFS) e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS). É Socióloga-Analista Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente (SDSMA) da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR)-PE. Endereço: Rua Dr. José Higino Ribeiro Campos, n. 130, Encruzilhada, Recife-PE. CEP: 52041-230.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Particularidades do pertencimento na pesca artesanal embarcada. (2018). Ciências Sociais Em Revista, 54(2), 256-268. https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.2.12