Molduras e enquadramentos: reflexões metodológicas para uma análise interacionista

Autores

  • Matheus Mazzilli Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.3.11

Resumo

Esse trabalho busca discutir e aproximar as principais propostas metodológicas desenvolvidas no âmbito da perspectiva interacionista do enquadramento interpretativo aplicada ao estudo de movimentos sociais. Argumenta-se que dois modelos foram desenvolvidos a partir de pressupostos teóricos e conceituais distintos: um voltado para a análise de estruturas cognitivas mentais internas e outro para a análise das negociações de sentido. É proposto um modelo metodológico alternativo que aproxima essas abordagens a partir das reflexões desenvolvidas por teorias sociológicas pragmáticas, bem como a partir das contribuições da análise de conteúdo e de discurso. Tal proposta metodológica é exemplificada por um estudo das interações entre o movimento dos direitos animais e a mídia de massa em Porto Alegre.

Palavras-chave: enquadramento interpretativo, interacionismo, análise.

Biografia do Autor

  • Matheus Mazzilli Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Bacharel em ciências sociais e mestre em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, doutorando em sociologia na mesma instituição de ensino. Membro do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (www.ufrgs.br/gpace).

Downloads

Publicado

2016-07-08

Como Citar

Molduras e enquadramentos: reflexões metodológicas para uma análise interacionista. (2016). Ciências Sociais Em Revista, 52(3), 405-416. https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.3.11