Paisagem Cultural: discussões contemporâneas por um (novo) olhar para o patrimônio cultural

Autores

  • Luciana de Castro Neves Costa Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Autor
  • Juliane Conceição Primon Serres Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Autor

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.1.05

Resumo

Da valorização do monumento isolado à consideração do patrimônio imaterial, diferentes construções de sentido condicionaram a concepção de patrimônio cultural, culminando hoje na categoria de Paisagem Cultural. Concebida como uma nova forma de pensar e preservar o patrimônio cultural, a partir da contemplação da materialidade e imaterialidade dos bens, bem como sua esfera natural e cultural, a noção de paisagem já integra discussões patrimoniais anteriores, sob diferentes valores, em convenções e cartas patrimoniais. Do mesmo modo, no Brasil, desde a instituição do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a noção de paisagem transitou entre as categorias de patrimônio cultural e natural, sendo consolidada recentemente como uma tipologia específica de bem patrimonial, a chancela de Paisagem Cultural Brasileira, e propondo, como consequência, um novo entendimento acerca do patrimônio brasileiro. Neste sentido, o objetivo deste artigo consiste em analisar o processo de ativação patrimonial que viria a consolidar a noção de Paisagem Cultural como nova categoria de bem patrimonial no Brasil, e os bens contemplados sob esta tipologia.

Palavras-chave: patrimônio cultural, ativação patrimonial, paisagem cultural.

Biografia do Autor

  • Luciana de Castro Neves Costa, Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  • Juliane Conceição Primon Serres, Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
    Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

Seção temática: Identidade e alteridade nos conflitos interétnicos

Como Citar

Paisagem Cultural: discussões contemporâneas por um (novo) olhar para o patrimônio cultural. (2016). Ciências Sociais Em Revista, 52(1), 35-44. https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.1.05