Identidade, cultura e música em Brasília

Autores

  • Guilherme Paiva Carvalho Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Autor

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.1.02

Resumo

O presente trabalho analisa a relação entre identidade e música em Brasília no final da década de 1990, dando ênfase para o mercado independente. Na década de 1980, Brasília tornou-se conhecida no país como a capital do rock. No entanto, desde a inauguração da cidade, outros estilos musicais predominam na capital, como o choro, o samba, o forró nordestino e o reggae. O estudo destaca a diversidade cultural existente na cidade no campo da música e relaciona a identidade musical em Brasília com o conceito de multiculturalismo.

Palavras-chave: música, identidade, cultura.

Biografia do Autor

  • Guilherme Paiva Carvalho, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
    Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2015-05-18

Edição

Seção

Dossiê: Produções artísticas e processos sociais de mudanças

Como Citar

Identidade, cultura e música em Brasília. (2015). Ciências Sociais Em Revista, 51(1), 10-18. https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.1.02