Da sociologia do desvio à criminologia crítica: os indígenas de Mato Grosso do Sul como outsiders

Autores

  • Igor Henrique da Silva Santelli Pós-graduando em Direito na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - programa de especialização em Direitos Humanos e Cidadania. Autor
  • Antonio Guimarães Brito Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Diversos - FADIR/CNPq. Membro fundador do Grupo de Pesquisa sobre Antropologia Jurídica UFSC/CPGD. Autor

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.1.08

Resumo

Este trabalho examina algumas das principais teorias acerca da estigmatização, do comportamento desviante, da marginalização e da criminalização e submete a situação dos indígenas de Mato Grosso do Sul a uma análise segundo essas teorias. Na primeira parte, trata das abordagens sociológicas de Goffman, Becker e Elias, que apontam as razões e os efeitos da estigmatização, da rotulação e da marginalização e expõem características elementares da relação estabelecidos-outsiders. Na segunda, estuda o fenômeno da criminalização e a característica da seletividade do sistema penal, sob o enfoque da criminologia crítica. Por fim, busca apontar a estigmatização, a rotulação, a marginalização e a criminalização dos indígenas de Mato Grosso do Sul, observando os conceitos fundamentais das teses tratadas nas duas primeiras partes do texto.

Palavras-chave: criminologia crítica, estigma, indígenas, sociologia das relações de poder, sociologia do desvio.

Biografia do Autor

  • Igor Henrique da Silva Santelli, Pós-graduando em Direito na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - programa de especialização em Direitos Humanos e Cidadania.
    Graduado em Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). Pós-graduando em Direito na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), junto ao programa de especialização em Direitos Humanos e Cidadania.
  • Antonio Guimarães Brito, Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Diversos - FADIR/CNPq. Membro fundador do Grupo de Pesquisa sobre Antropologia Jurídica UFSC/CPGD.
    Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Diversos - FADIR/CNPq. Membro fundador do Grupo de Pesquisa sobre Antropologia Jurídica UFSC/CPGD.

Downloads

Publicado

2013-11-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da sociologia do desvio à criminologia crítica: os indígenas de Mato Grosso do Sul como outsiders. (2013). Ciências Sociais Em Revista, 50(1), 65-76. https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.1.08