Consumismo na pós-modernidade: uma questão de gênero?

Autores

  • Patrícia Fasolo Romani PUCRS Autor
  • Gustavo Espíndola Winck PUCRS Autor
  • Marlene Neves Strey PUCRS Autor

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.3.05

Resumo

Este texto aborda uma discussão sobre o consumo excessivo na pós-modernidade e seus atravessamentos na subjetividade feminina. Sob uma perspectiva teórica pautada nas ciências sociais e nos estudos de gênero, a conduta consumista e seu viés patológico são pensados principalmente como produtos sintomáticos de transformações socioculturais, que repercutem na vida emocional das mulheres.

Palavras-chave: consumo, compulsão, gênero, sociedade.

Biografia do Autor

  • Patrícia Fasolo Romani, PUCRS
    Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica (Instituto Fernando Pessoa), em Psiquiatria Forense, Saúde Mental e Lei (UFCSPA), Mestre em Saúde Coletiva (ULBRA), cursando Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (PUCRS) e Doutorado em Psicologia (PUCRS), membro do grupo de pesquisa Relações de gênero.
  • Gustavo Espíndola Winck, PUCRS
    Psicólogo, Especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS), Mestre em Psicologia Social (PUCRS), cursando doutorado em psicologia (PUCRS), membro do grupo de pesquisa Relações de gênero.
  • Marlene Neves Strey, PUCRS
    Psicóloga, doutora em Psicologia Social, professora da graduação e pós-graduação em psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenadora do grupo de pesquisa Relações de gênero.

Downloads

Publicado

2013-11-25

Edição

Seção

Dossiê: Consumo: interfaces contemporâneas

Como Citar

Consumismo na pós-modernidade: uma questão de gênero?. (2013). Ciências Sociais Em Revista, 49(3), 263-268. https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.3.05