A economia criativa e o campo étnico-quilombola: o caso Kalunga

Autores

  • Thais Alves Marinho Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.3.03

Resumo

A postura e as práticas de cada ator do campo étnico-quilombola geram possibilidades e constrangimentos institucionais, que orientam os sentidos dos moradores da comunidade Kalunga, segundo o arbítrio de seus respectivos habitus historicamente formados, mas contornados pelos saberes acessados ao longo do desenvolvimento ontogenético. São essas redes de interdependência que serão analisadas a seguir, visando compreender como os saberes são adquiridos e reacomodados, num ambiente de lutas entre diretrizes que visam a atender as demandas racionalistas e interessadas do mercado aos moldes liberais, gerando falso reconhecimento numa perspectiva formalista de igualdade, e entre diretrizes que buscam valorizar a particularidade desses grupos, numa tentativa de gerar reconhecimento e autonomia identitária, numa perspectiva comunitarista do multiculturalismo, que habilita a economia criativa. Os embates entre essas posturas geram desafios para a gestão desse emergente setor, que serão analisados a seguir.

Palavras-chave: economia criativa, identidade Kalunga, reconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Alves Marinho, Unisinos

Graduada em Relações Internacionais pela PUC Goiás, graduada em Ciências Sociais, especialista em Políticas Públicas e mestre em Sociologia pela UFG. Doutora em Sociologia pela UnB, pós-doutora em Ciências Sociais pela Unisinos. Atua na área de sociologia da cultura, sociologia da educação, sociologia do desenvolvimento, políticas públicas, cooperação internacional, processo decisório.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Marinho, T. A. (2013). A economia criativa e o campo étnico-quilombola: o caso Kalunga. Ciências Sociais Em Revista, 49(3), 237–252. https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.3.03

Edição

Seção

Dossiê: Consumo: interfaces contemporâneas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)