O acesso aos instrumentos públicos como influenciador do consumo cultural pela população de baixa renda

Autores

  • Alexandre Rabelo Unifor
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes UNIFOR
  • Áurio Lúcio Leocádio UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.2.05

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as relações entre as variáveis influenciadoras e o consumo de produtos culturais por consumidores de baixa renda, considerando o modelo adaptado de Leocádio (2008). Nesse contexto, buscou-se identificar as variáveis que explicam o consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o nível de acesso aos instrumentos públicos de consumo cultural e o consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o perfil da renda do consumidor e o consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o perfil de capital cultural do consumidor e o consumo de produtos culturais; verificar as relações entre os antecedentes, conforme o modelo adaptado de Leocádio (2008), que influenciam o consumo de produtos culturais. Apresentou-se um modelo que integra os antecedentes de consumo cultural. Utilizou-se o Survey como método, aplicado a 556 respondentes, em 31 bairros da cidade de Fortaleza, consumidores de produtos culturais de baixa renda. Foram utilizadas técnicas de análise de dados multivariadas por meio de análise fatorial, além da modelagem de equações estruturais, utilizando-se o software Smartpls 2.0. Os antecedentes que apresentaram relação com o consumo foram: capital cultural, preferência e a influência dos grupos de referência. O modelo estrutural analisado demonstrou que inovatividade, acesso aos instrumentos de consumo e vivências em manifestações artísticas influenciam a preferência e não têm relação com o consumo de produtos culturais.

Palavras-chave: consumo, produto cultural, baixa renda, modelos.

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Biografia do Autor

Alexandre Rabelo, Unifor

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, pós-graduado em Gestão de Pessoas pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT, e graduado em Bacharelado em Administração de Empresa pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. alexandrenaka@hotmail.com

Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes, UNIFOR

Doutora em Administração de Empresas, Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1992 ). Mestrado Acadêmico ( DEA ) em Administração pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice – França (1987). Professora Titular da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. danielle@unifor.br

 

Áurio Lúcio Leocádio, UNILAB

Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (1991), mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2001), doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2008). Professor Adjunto da UNILAB. alleocadio@uol.com.br

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Publicado

2013-08-01

Como Citar

Rabelo, A., Arruda Gomes, D. M. de O., & Leocádio, Áurio L. (2013). O acesso aos instrumentos públicos como influenciador do consumo cultural pela população de baixa renda. Ciências Sociais Em Revista, 49(2), 174–180. https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.2.05

Edição

Seção

Artigos