Desiguais e divididos: situação interseccional e ordenamento das hierarquias

Resenha de Costa, S. (2025). Desiguais e divididos – uma interpretação do Brasil polarizado. São Paulo: Todavia.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/csr.2025.61.3.20996

Palavras-chave:

Situação Interseccional, Desigualdades, Divisão Social, Ordenamento de Hierarquias

Resumo

O livro Desiguais e Divididos, de Sérgio Costa, analisa as transformações recentes da política brasileira destacando o impacto dos desordenamentos e reordenamentos das hierarquias sobre as escolhas políticas de indivíduos e grupos sociais. A hipótese central é que as escolhas políticas resultam das mudanças nas “situações interseccionais” dos indivíduos e da forma como tais movimentos são interpretados discursivamente. A resenha sintetiza os principais achados do livro e apresenta questões para pensar os desdobramentos da análise realizada pelo autor.

Biografia do Autor

  • Renato Francisquini, Universidade Federal da Bahia - UFBA

    Professor do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFBA. É pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH), do Grupo Democracia, Participação e Representação (Depare) e do Núcleo de Teoria Política e Instituições (NUTEPI).

Referências

Arendt, H. (2016). “Verdade e política”. In: Arendt, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Ed. Perspectiva.

Aron, R. (1987). As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes.

Brown, W. (2019). Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. (Trad.) São Paulo, Editora Filosófica Politeia.

Carvalho, L. (2018). Valsa brasileira: do boom ao caos econômico. São Paulo: Todavia.

Lima, M.; Campos, L. A. (orgs.). (2025). O impacto das cotas: duas décadas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro. São Paulo: Autêntica.

Piketty, T. (2014). O capital no século XXI. São Paulo: Intrínseca.

Publicado

2025-12-22

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Desiguais e divididos: situação interseccional e ordenamento das hierarquias: Resenha de Costa, S. (2025). Desiguais e divididos – uma interpretação do Brasil polarizado. São Paulo: Todavia. (2025). Ciências Sociais Em Revista, 61(3). https://doi.org/10.34024/csr.2025.61.3.20996