Hierarquização de práticas acadêmicas e assimetrias em programas de pós-graduação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/csr.2025.61.2.17462

Palavras-chave:

Pós-graduação, Análise quantitativa, Práticas acadêmicas, Hierarquias institucionais, Hierarquias científicas, Assimetrias

Resumo

O presente trabalho discute algumas assimetrias em programas de pós-graduação com base em práticas acadêmicas realizadas pelo seu corpo docente. Coletaram-se dados de todas as áreas do conhecimento nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais de instituições públicas e privadas. O objetivo é demonstrar processos de hierarquização das práticas acadêmicas com base no contexto institucional em que se deram e em informações sobre a origem social e familiar dos pesquisadores/professores. O pressuposto é que diferenças de gênero, raça e localização, bem como aquelas relativas à origem social e familiar de membros de programas de pós-graduação repercutem em uma hierarquização das diferentes práticas acadêmicas e, ainda, que o modo como essa hierarquia das práticas encontra ancoragem no contexto acadêmico institucionalizado também contribui para a dinâmica e a reprodução de assimetrias, de modo que desvelá-las é aspecto importante do entendimento do próprio sistema. A aplicação de um survey obteve 916 respostas ao total, em que se analisam atividades como consultoria para empresas, para governos, publicação de livros técnico-científicos, depósito de patentes, divulgação científica, organização de eventos científicos, entre outras. Com base em variáveis sociodemográficas, realizaram-se análises de regressão logística, determinando quais dessas variáveis aumentam ou diminuem as chances de se realizar cada atividade. Com base em variáveis institucionais, como nota Capes dos programas, variáveis político-culturais, como posicionamento político, e variáveis sociais, como número de filhos e estado civil, realizaram-se testes qui-quadrados para observar a existência ou não de associações e afinidades com as práticas acadêmicas. 

 

Biografia do Autor

  • Daniel Guerrini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

    Possui pós-doutorado em sociologia pela Universidade de São Paulo (2021-2022). É doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Tampere University, Finlândia (2011).

  • Ana Paula Hey, Universidade de São Paulo - USP

    Possui pós-doutorado em sociologia pelo Kings College London (2015-16). É doutora em Sociologia da Educação pela Universidade Federal de São Carlos e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales/EHESS, Paris (2004).

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Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Hierarquização de práticas acadêmicas e assimetrias em programas de pós-graduação no Brasil. (2025). Ciências Sociais Em Revista, 61(2). https://doi.org/10.34024/csr.2025.61.2.17462