A “carta de alforria” dos canavieiros

um estudo sobre a greve de 1984 em Campos dos Goytacazes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.1.17454

Palavras-chave:

Canavieiros, Campos dos Goytacazes, Sindicalismo Rural

Resumo

O fim dos anos 1970 e início dos anos 1980 foram marcados pelo processo de reorganização dos movimentos sociais rurais e urbanos na defesa dos direitos políticos, redemocratização do Brasil e melhores condições de vida e trabalho. Diversas greves, paralisações e passeatas ocorreram em todo país, mobilizando múltiplos setores, como a Greve dos Metalúrgicos do ABC (SP, 1979), a dos canavieiros (PE, 1979) e a dos boias-frias de Guariba (SP, 1984) e Campos dos Goytacazes (RJ, 1984). Este artigo, no que lhe concerne, visa compreender e analisar o último entre os citados: a greve dos canavieiros campistas, em julho de 1984. Objetiva-se, portanto, discutir as razões que levaram à greve, sua organização e conquistas obtidas. Considerou-se a greve como momento de questionamento à autoridade patronal, cujas reivindicações superaram as necessidades por melhores condições econômicas, tornando-se momento de recuperação da dignidade. O enfrentamento coletivo aos patrões permitiu expor as violentas e arbitrárias ações que sofriam, bem como mobilizar a mídia pela defesa do cumprimento da legislação e da denúncia. Utilizou-se como fonte a bibliografia especializada e jornais da época, concluindo que as conquistas, ao menos na esfera legal, foram significativas para os canavieiros, principalmente pela organização realizada e os avanços nas negociações coletivas.

Biografia do Autor

  • Filipe Moreira de Azeredo Tavares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
    Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo (NMSPP). Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado

2024-08-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A “carta de alforria” dos canavieiros: um estudo sobre a greve de 1984 em Campos dos Goytacazes . (2024). Ciências Sociais Em Revista, 60(1). https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.1.17454