O medo do crime

Um conto de duas cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.3.17399

Palavras-chave:

Medo do crime, Pesquisas de vitimização, Sensação de insegurança

Resumo

O artigo é um estudo comparativo sobre o fenômeno do “medo do crime” em duas cidades gaúchas, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, a partir dos dados colhidos por duas pesquisas de vitimização. Na revisão bibliográfica, examinamos as cinco revisões sistemáticas sobre medo do crime melhor ranqueadas segundo a bibliométrica do software Publish or Perish (PoP), publicados em língua inglesa, na plataforma Google Scholar, em um período de 10 anos (2012-2022). Com os mesmos critérios, revisamos os 10 estudos realizados no Brasil sobre o medo do crime mais bem situados no ranking do PoP, publicados em português no mesmo lapso temporal. Na comparação entre as duas cidades, encontramos níveis muito distintos de medo do crime, sendo o fenômeno muito mais expressivo em Porto Alegre. A distribuição do medo em ambas as cidades, entretanto, não se verifica de forma homogênea, havendo diferenças estatisticamente significativas para as variáveis de gênero, raça e renda. Em Santa Cruz do Sul, encontramos uma concentração do medo também significativa segundo a orientação sexual, atingindo mais amplamente homossexuais e bissexuais.

Biografia do Autor

  • Marcos Rolim, Centro Universitário Ritter dos Reis -UniRitter

    Marcos Rolim é doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em segurança pública pela Universidade de Oxford (UK). É professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

  • Daiana Hermann, Centro Universitário Ritter dos Reis -UniRitter

    Daiana Hermann é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral na Université Paris Nanterre. Atualmente, é analista de inteligência de mercado no Grupo Ânima Educação.

  • Alberto L.W. Koppitke , Instituto Cidade Segura - ICS

    Alberto Kopittke é doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como consultor na área de segurança pública e é diretor executivo do Instituto Cidade Segura (ICS).

Publicado

2025-02-18

Como Citar

O medo do crime: Um conto de duas cidades. (2025). Ciências Sociais Em Revista, 60(3). https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.3.17399