Sobre alteridade

aproximações e distanciamentos entre Sayad e Todorov

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.1.17387

Palavras-chave:

Abdelmalek Sayad, Tzvetan Todorov, alteridade, migração, processos de colonização.

Resumo

Este artigo pretende examinar as abordagens de Abdelmalek Sayad (1998) e Tzvetan Todorov (1983) acerca da noção de alteridade a partir da perspectiva ocidental da colonização na América e da descolonização na África. Tem-se, então, esses dois olhares por meio dos quais os autores discorrem sobre a falta de alteridade nos processos de colonização: enquanto Todorov se debruça sobre o tema a partir do olhar do colonizador (espanhol), Sayad busca trazer o ponto de vista do colonizado (migrante magrebino). A partir de um estudo comparativo, analisa-se, aqui, as obras “A imigração ou os paradoxos da alteridade”, de Sayad, e “A conquista da América: a questão do outro”, de Todorov, nas quais estes pensadores, cada qual à sua maneira, vão tratar das experiências e narrativas sobre o outro em diferentes épocas. A conclusão destaca a relevância dessas obras como objetos de análise essenciais para compreender e reavaliar a noção de alteridade nos cenários coloniais e pós-coloniais.

Biografia do Autor

  • Mariana Eunice Alves de Almeida, Universidade Federal do ABC - UFABC

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC. Desenvolve pesquisas sobre políticas linguísticas para migrantes forçados. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Relações Internacionais (GEDHRI) da UFABC.

  • Erika Andrea Butikofer, Universidade Federal do ABC - UFABC
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC. Desenvolve pesquisas sobre fluxos migratórios Sul-Sul, migração caribenha, alteridade e periferia. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Relações Internacionais (GEDHRI) da UFABC.  

Publicado

2024-08-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sobre alteridade: aproximações e distanciamentos entre Sayad e Todorov. (2024). Ciências Sociais Em Revista, 60(1). https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.1.17387