Reflexividade e agência na teoria sociológica contemporânea

Autores

  • Camila Penna Universidade de Brasília Autor

DOI:

https://doi.org/10.4013/2348

Resumo

O artigo discute algumas contribuições da teoria sociológica contemporânea no tocante ao debate sobre agência e sobre reflexividade e retoma o posicionamento de autores relevantes na produção teórica atual em relação ao trabalho do sociólogo e ao papel da sociologia. A discussão é feita a partir da noção de espectro ao longo do qual estariam posicionadas as diferentes teorias de acordo com a maior ou menor capacidade de agência e reflexividade que conferem aos atores. Por “maior ou menor capacidade de agência e reflexividade” estamos nos referindo ao nível de consciência, de reflexão, de autonomia ede capacidade de produzir efeitos conferido ao ator. Nesse sentido, utilizando os conceitos de Garfinkel (1967) como ferramentas para a discussão, o espectro estaria configurado em um dos polos pelo conceito de “idiota cultural” e no outro pela noção de “sociólogo leigo”. Ao longo do espectro, estariam localizadas diferentes orientações da teoria sociológica contemporânea. Argumentamos que a posição de cada autor em relação à capacidade de agência e reflexividade está relacionada a uma determinada percepção sobre o papel da sociologia e sobre o trabalho de sociólogo.

Palavras-chave: sociologia contemporânea, agência, reflexividade, idiota cultural, sociólogo leigo.

Biografia do Autor

  • Camila Penna, Universidade de Brasília

    Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília

    Doutoranda em Sociologia pela Universidade de Brasília

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Publicado

2012-11-05

Como Citar

Reflexividade e agência na teoria sociológica contemporânea. (2012). Ciências Sociais Em Revista, 48(3), 192-204. https://doi.org/10.4013/2348