Desafios de contexto a profissionais das práticas integrativas e complementares: Um estudo cartográfico nos anos de 2019 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.3.06

Palavras-chave:

Terapias Complementares, Integralidade em Saúde, Cartografia

Resumo

As Práticas Integrativas e Complementares ocupam lugar cada vez mais notável no cotidiano dos(as) trabalhadores da Saúde na crise provocada pela pandemia do Covid-19. Este estudo visa identificar e compreender as principais questões componentes do contexto de atuação dos(as) profissionais vinculados a uma proposta não mercadológica dessas práticas na sociedade. A cartografia, como prática de método, foi utilizada para mapear os diversos movimentos da realidade laboral, incluindo a condução de nove entrevistas online com terapeutas de diferentes formações e práticas no campo de pesquisa. Com duração de mais de dois anos, o estudo iniciou antes da pandemia e se estendeu para o período de lockdown e “distanciamento” vivenciado. Na análise cartográfica, perceberam-se temas que perpassam o cenário das práticas integrativas em seus variados contextos. A noção de ser humano integral e a importância do atendimento humanizado são características compartilhadas pelos(as) profissionais dessas práticas. Juntamente com os nós cartográficos identificados, que tratam sobre cientificidade e preconceito, espiritualidade, religião e energia, e formação dos profissionais e questão política, são tópicos relevantes para o entendimento das Práticas Integrativas e Complementares no Brasil, sua expansão e fortalecimento nos territórios e no SUS, como exemplo para o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Domeneghini Mercali, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; mestrado acadêmico em Administração na mesma linha teórica (2018); especialização em Psicologia Positiva pela UFRGS (2017); MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2012); graduação em Administração de Empresas habilitação em Comércio Internacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009)

Dilmar Xavier da Paixão , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação/Faculdade de Educação - UFRGS.  Mestre em Educação,pela UFSM. Professor adjunto da Escola de Enfermagem  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 

Claudia Simone Antonello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Bolsista Produtividade Cnpq. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Administração e na Escola de Adminstração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2024-03-12

Como Citar

Mercali, G. D., Xavier da Paixão , D., & Antonello, C. S. (2024). Desafios de contexto a profissionais das práticas integrativas e complementares: Um estudo cartográfico nos anos de 2019 e 2020. Ciências Sociais Em Revista, 59(3). https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.3.06