A letra viva de Nietzsche:

uma abordagem afetiva da reflexão filosófica

Autores

  • Fernando R. de Moraes Barros Mestrando do Departamento de Filosofia da USP.

DOI:

https://doi.org/10.34024/cadniet.2000.n8.7884

Palavras-chave:

instintos, impulsos, linguagem, vivência, estilo

Resumo

O propósito geral do artigo é analisar, nos escritos do terceiro período da obra de Nietzsche, a questão acerca de um comunicar filosófico capaz de dar conta dos estados de tensão dos impulsos. Nesse mesmo trilho, cumpre trazer à tona o estreito vínculo entre vivência singular e reflexão filosófica, apontando para as características gerais do patamar reflexivo presente na filosofia nietzschiana da maturidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLONDEL, Éric. Nietzsche: le corps et la culture. Paris, PUF, 1986.

HALÉVY, Daniel. Nietzsche: uma biografia. Tradução de Roberto C. de Lacerda e Waltensir Dutra. Rio de Janeiro, Campus, 1989.

MÜLLER-LAUTER, Wolfgang. A doutrina da Vontade de Poder em Nietzsche. Tradução de Oswaldo Giacoia Junior. São Paulo, Annablume, 1997.

NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke – Kritische Studienausgabe. Edição organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari, 15 volumes. Berlim, Walter de Gruyter, 1980.

_______. Obras Incompletas. Coleção “Os Pensadores”. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo, Abril Cultural, 1978. Nos trechos em que possível, reportamonos a esta fonte.

Downloads

Publicado

2019-03-06

Edição

Seção

Artigos Originais