Os desafios da Filosofia da Interpretação

Autores

  • Clademir Luís Araldi Doutorando do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.34024/cadniet.2002.n12.7852

Palavras-chave:

Interpretação, verdade, vir-a-ser, linguagem

Resumo

Este artigo, suscitado pela leitura de “Verdade e Interpretação”, pretende apresentar ao público brasileiro aspectos relevantes da abordagem de Günter Abel da filosofia de Nietzsche. Ao ressaltar a importância da compreensão nietzschiana da verdade a partir da vontade de potência e da interpretação, o autor propõe a formulação de um novo sentido do discurso da verdade, a saber, da verdade como interpretação, como “criação” que se dá a partir dos processos efetivos de interpretação e da práxis do emprego dos signos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABEL, Günter. Nietzsche. Die Dynamik der Willen zur Macht und die ewige Wiederkehr. 2a . edição. Berlim/New York, Walter de Gruyter, 1998.

_______. Interpretationswelten. Gegenwartsphilosophie jenseits von Essentialismus und Relativismus. Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1995.

_______. Sprache, Zeichen, Interpretation. Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1999.

_______. “Verdade e interpretação”. In: Cadernos Nietzsche 12, 2002. São Paulo, Departamento de Filosofia/USP.

NIETZSCHE, Friedrich W. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe em 15 volumes. Berlim/New York, Walter de Gruyter, 1988.

Downloads

Publicado

2019-03-06

Edição

Seção

Artigos Originais