Aspectos transcendentais, compromissos ontológicos e elementos naturalistas no pensamento de Nietzsche

Autores

  • Béatrice Han Pile Professora da Universidade de Essex, Essex, Reino Unido

DOI:

https://doi.org/10.34024/cadniet.2011.n29.7755

Palavras-chave:

filosofia transcendental, naturalismo, ontologia, epistemologia

Resumo

As concepções de Nietzsche sobre o conhecimento foram interpretadas de pelo menos três maneiras incompatíveis – como transcendental, naturalista e protodesconstrucionista. Enquanto as duas primeiras compartilham um compromisso com a possibilidade de uma verdade objetiva, a terceira leitura nega isso, ao enfatizar as afirmações de Nietzsche sobre o caráter necessariamente falsificador do conhecimento humano (a chamada teoria do erro). Este artigo examina as maneiras pelas quais sua obra pode ser reconstruída como a procura de formas de superar a oposição estrita entre naturalismo e filosofia transcendental, mesmo levando inteiramente em consideração a teoria do erro (interpretada de forma não-literal, como uma advertência hiperbólica contra formas acríticas de realismo). Fazendo isso, o artigo esclarece a natureza dos compromissos ontológicos de Nietzsche, tanto na obra jovem quanto na madura, e mostra que sua relação com o idealismo transcendental é mais sutil do que admitem os intérpretes naturalistas, enquanto, por outro lado, explica a impossibilidade de conceber as condições de possibilidade de conhecimento como genuinamente a priori.

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Publicado

2019-03-06

Edição

Seção

Artigos Originais