Música epistolar:

Nietzsche e Carl Fuchs

Autores

  • Fernando Ribeiro de Moraes Barros Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/cadniet.2012.n30.7744

Palavras-chave:

fraseamento, “melodia infinita”, décadence, perspectivismo, rítmica

Resumo

Sem passar ao largo da obra publicada de Nietzsche, o propósito deste artigo consiste em analisar algumas passagens da portentosa e pregnante correspondência entre o filósofo alemão e Carl Fuchs, ensaísta, diretor musical e organista em Danzig. Travado ao longo de quinze anos, o intercâmbio epistolar acumula, desde o início, uma rica variedade de problemas teórico-especulativos, adquirindo o ápice de sua consistência entre os anos de 1887 e 1888. Atentos a esse derradeiro período, esperamos mostrar que o debate formado por diferentes noções estético-musicais – como, por exemplo, “fraseamento”, “melodia infinita” e “rítmica” - não só ajuda a explicar, senão que também complementa os construtos fundamentais da filosofia nietzschiana da maturidade – tais como a noção de décadence, o conceito de perspectivismo e a ideia mesma de amor fati.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARENBOIM, D, SAID, E.W. Paralelos e paradoxos: reflexões sobre música e sociedade. Trad. de Hildegard Feist. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.

BORNHEIM, G. Metafísica e finitude. São Paulo: Perspectiva, 2001.

_______.Nietzsche e Wagner: o sentido de uma ruptura. In: Cadernos Nietzsche. São Paulo, n.14, 2003, pp.11-26.

BRANDSTÄTTER, U. Grundfragen der Ästhetik. Köln: Böhlau Verlag, 2008.

CADENBACH, R. “Wie Hugo Riemann sich von Carl Fuchs dabei helfen liess, ‘das erlösende Wort’ einmal bei Nietzsche zu finden”. In: Mehner, Klaus (Org.) Hugo Riemann (1849-1919): Musikwissenschaftler mit Universalanspruch. Köln: Böhlau Verlag, 2001, pp. 69-92.

EGGEBRECHT, Heinrich; Gurlitt, Wilibald (org.) Riemann Sachlexikon Musik. Mainz, Schott, 1996.

GOETHE, J. W. von. Werke. Hamburger Ausgabe. Munique: DTV, 2000.

GÜNTHER, F. F. Rhythmus beim frühen Nietzsche. Berlim/Nova York: Walter de Gruyter, 2008.

HUME, D. Ensaios morais, políticos e literários. Trad. João Paulo Gomes Monteiro e Armando Mora D’Oliveira. São Paulo: Nova cultural, 1992.

JANZ, C. P.. Friedrich Nietzsche. Biographie. Viena/Frankfurt am Main: Büchergilde Gutenberg, 1994.

_______. “The Form-Content Problem in Friedrich Nietzsche´s Conception of Music”. In: Nietzsche’s new seas: explorations in philosophy, aesthetics, and politics. Org. por Michael Allen Gillespie. Chicago: The University of Chicago Press, 1988.

JOST, C.; Jost, P. (Org.) Richard Wagner und sein Verleger Ernst Wilhem Fritzsch.Tutzing: H. Schneider, 1997.

KANT, I. Textos selecionados. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filhos. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

_______. Crítica da razão pura. Trad. Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. In: Col. “Os Pensadores.” São Paulo: Nova cultural, 1987.

MARQUES, A. A filosofia perspectivista de Nietzsche. São Paulo: discurso editorial/Unijuí, 2003.

MÜLLER-LAUTER, W. Décadence artística enquanto décadence fisiológica. A propósito da crítica tardia de Friedrich Nietzsche a Richard Wagner. Trad. Scarlett Marton. In: Cadernos Nietzsche. São Paulo, n. 6, 1999, pp. 11-30.

NIEMEYER, C.(org.). Nietzsche-Lexikon. Darmstadt: WBG, 2009.

NIETZSCHE, F. Werke. (KSA) Edição de Colli e Montinari. Berlim/Nova York, Walter de Gruyter, 1999.

_______. Sämtliche Briefe. Berlim, DTV/de Gruyter, 2003.

_______. Nietzsche Briefwechsel [“Kritische Gesamtausgabe”]. Berlim: de Gruyter, 1978.

PALM, S. Carl Fuchs und seine Präliminarien zur einer Kritik der Tonkunst. Die erste Mussikwissenscchaftliche Dissertation an der Greifswalder Universität. In: OCHS, Ekkehard (org.). Musica Baltica, Interregionale musik-kulturelle Beziehungen im Ostseeraum. Sankt: Augustin (Bonn), 1993, pp. 401-13.

ST. AUGUSTINE. Confessions. Trad. de Edward Bouverie Pusey. In: Great Books of the Western World. Chicago: Encyclopaedia Britannica, Inc., 1980.

SCHOPENHAUER, A. Metafísica do Belo. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

SOLOMON, R.C. Living with Nietzsche. What the Great “Immoralist” Has to Teach Us. Nova York: Oxford University Press, 2003

STOLLBERG, A. Ohr und Auge – Klang und Form: Facetten einer musikästhetischen Dichotomie Johann Gottfried Herder, Richard Wagner und Franz Schreker. Stuttgart: Franz Steiner Verlag, 2006.

WAGNER, R. Beethoven. Tradução de Anna Hartmann Cavalcanti. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Downloads

Publicado

2019-03-06

Edição

Seção

Artigos Originais