Música epistolar:

Nietzsche e Carl Fuchs

  • Fernando Ribeiro de Moraes Barros Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.
Palavras-chave: fraseamento, “melodia infinita”, décadence, perspectivismo, rítmica

Resumo

Sem passar ao largo da obra publicada de Nietzsche, o propósito deste artigo consiste em analisar algumas passagens da portentosa e pregnante correspondência entre o filósofo alemão e Carl Fuchs, ensaísta, diretor musical e organista em Danzig. Travado ao longo de quinze anos, o intercâmbio epistolar acumula, desde o início, uma rica variedade de problemas teórico-especulativos, adquirindo o ápice de sua consistência entre os anos de 1887 e 1888. Atentos a esse derradeiro período, esperamos mostrar que o debate formado por diferentes noções estético-musicais – como, por exemplo, “fraseamento”, “melodia infinita” e “rítmica” - não só ajuda a explicar, senão que também complementa os construtos fundamentais da filosofia nietzschiana da maturidade – tais como a noção de décadence, o conceito de perspectivismo e a ideia mesma de amor fati.

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Publicado
2019-03-06
Como Citar
Barros, F. R. de M. (2019). Música epistolar:. Cadernos Nietzsche, (30), 135-158. https://doi.org/10.34024/cadniet.2012.n30.7744
Seção
Artigos Originais