“A Sagração e a Coroação de D. Pedro I”, de Jean-Baptiste Debret
Sobre a trajetória de uma pintura histórica
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-463329ed00421Palavras-chave:
Jean-Baptiste Debret, coroação de Dom Pedro I, pintura históricaResumo
A “ Sagração e Coroação de D. Pedro I”, assinada por Jean-Baptiste Debret (1768-1848) é certamente uma das pinturas mais célebres do Primeiro Reinado (1822-1831). Apesar de sua significativa veiculação, a partir da reprodução em manuais escolares, em publicações sobre a Arte Brasileira, permanece, no entanto, desconhecida a história da trajetória social dessa pintura confeccionada em grandes dimensões por Debret, em 1828. Neste sentido, perseguir a nebulosa história dos trânsitos deste quadro, que cruzou o Atlântico por duas vezes, antes de ser instalado de vez no Palácio do Itamaraty em Brasília, na década de 1970 - depois de uma longa temporada depositado no interior do Castelo d’Eu, residência da família imperial em tempos de exílio - permite desvelar, por meio da consulta nos arquivos brasileiros e franceses, os meandros que possibilitaram a sua sobrevivência até os dias atuais.
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