“Maior somma de factos historicos, elucidados com mais methodo”

Américo Braziliense e a invenção do espaço paulista na escrita da história escolar (1873-1879)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-463329ea00420

Palavras-chave:

cultura política; historiografia escolar; Américo Braziliense

Resumo

No último quartel do século XIX ocorreram inúmeros embates em defesa da renovação dos conteúdos de história no espaço escolar brasileiro. Um dos principais eixos norteadores das discussões era atinente à ampliação da História Pátria na disciplina História, que até então privilegiava a experiência clássica europeia. Neste artigo analisamos o processo de construção do espaço paulista e a defesa da História do Brasil na escrita da história escolar do intelectual paulista Américo Braziliense. Tem-se como fonte central o livro escolar, publicado em 1876, que reverberava o deslocamento do eixo espacial da corte para a província de São Paulo, no âmbito do processo de construção da cultura política republicana paulista após a Convenção de Itu (1873).

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Biografia do Autor

Magno Francisco de Jesus Santos, UFRN

Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de pós-Graduação em História da UFRN

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

Santos, M. F. de J. (2022). “Maior somma de factos historicos, elucidados com mais methodo”: Américo Braziliense e a invenção do espaço paulista na escrita da história escolar (1873-1879). Almanack, (29). https://doi.org/10.1590/2236-463329ea00420

Edição

Seção

Artigos