“A Sagração e a Coroação de D. Pedro I”, de Jean-Baptiste Debret

Sobre a trajetória de uma pintura histórica

Autores

  • Carlos Rogério Lima

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-463329ed00421

Palavras-chave:

Jean-Baptiste Debret, coroação de Dom Pedro I, pintura histórica

Resumo

A “ Sagração e Coroação de D. Pedro I”, assinada por Jean-Baptiste Debret (1768-1848) é certamente uma das pinturas mais célebres do Primeiro Reinado (1822-1831). Apesar de sua significativa veiculação, a partir da reprodução em manuais escolares, em publicações sobre a Arte Brasileira, permanece, no entanto, desconhecida a história da trajetória social dessa pintura confeccionada em grandes dimensões por Debret, em 1828. Neste sentido, perseguir a nebulosa história dos trânsitos deste quadro, que cruzou o Atlântico por duas vezes, antes de ser instalado de vez no Palácio do Itamaraty em Brasília, na década de 1970 - depois de uma longa temporada depositado no interior do Castelo d’Eu, residência da família imperial em tempos de exílio - permite desvelar, por meio da consulta nos arquivos brasileiros e franceses, os meandros que possibilitaram a sua sobrevivência até os dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

Lima, C. R. (2022). “A Sagração e a Coroação de D. Pedro I”, de Jean-Baptiste Debret: Sobre a trajetória de uma pintura histórica. Almanack, (29). https://doi.org/10.1590/2236-463329ed00421

Edição

Seção

Dossiê Arte, política e cultura