Política Editorial

Escopo e Política Editorial

 

ALMANACK é uma revista científica revisada por pares que publica artigos e resenhas que versam sobre a formação do Estado e da nação no Brasil e na América nas suas interfaces com processos históricos coevos e globais, entre os séculos XVIII e XIX, bem como abordagens comparativas e teórico-metodológicas. Ela adota as diretrizes éticas do Committee on Publication Ethics (COPE - https://publicationethics.org/), do Code of Ethics American Educational Research Association - https://cdn.ymaws.com/wera.site-ym.com/resource/resmgr/a_general/aera.pdf, o Código de Boas Práticas Científicas – FAPESP (http://www.fapesp.br/boaspraticas/) e do Council of Science Editors (CSE - https://www.councilscienceeditors.org/) em relação a publicação.

ALMANACK é dividida em quatro seções: o Fórum e o Dossiê são compostos por artigos previamente encomendados pelo Conselho Editorial ou por um organizador ad hoc. As seções de Artigos (livres) e de Resenhas recebem contribuições em fluxo contínuo, bem como as propostas para elaboração de Dossiês conforme as normas abaixo. Os originais podem ser enviados em português, inglês, francês e espanhol. Mais adiante, os autores têm as instruções para a submissão dos seus originais.  Todos os manuscritos encaminhados à ALMANACK, passam por uma pré-seleção na qual é avaliado a relevância da temática abordada, clareza da redação e concordância com a proposta da revista.

Fóruns e Dossiês devem ser publicados acompanhados de um pequeno texto introdutório ao tema abordado, incluindo título e bibliografia, com versão em português e em inglês.

A avaliação dos manuscritos encaminhados para a seção Dossiê será realizada por uma comissão, designada pelo Conselho Editorial, que envolva os organizadores, conselheiros da revista e pareceristas ad hoc.

ALMANACK se compromete em publicar apenas material original, ou seja, material que não tenha sido publicado anteriormente ou que esteja sendo revisado em outros periódicos, inclusive em idiomas diferentes. Os artigos submetidos a revista não devem ser submetidos a nenhum outro periódico enquanto estiver em processo de avaliação. O(s) autor(es) se responsabiliza(m) integralmente pelo conteúdo dos textos enviados. Todos os conteúdos publicados na ALMANACK estão sob licença da Creative Commons (CC-BY) Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt) e não pagam taxa de submissão.