A Atuação do Gestor na Perspectiva de Uma Escola Democrática
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar a atuação do gestor escolar numa perspectiva participativa, identificando as políticas públicas que lhe dão suporte para exercer a gestão democrática. Ao longo do estudo apontamos os desafios que se colocam contemporaneamente aliados a uma reflexão crítica sobre gestão democrática, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Procura-se evidenciar a importância das Instâncias Colegiadas na efetivação do processo de democratização da escola pública. O questionamento central: “A gestão democrática preconizada na Constituição Federal de 1988 é vivenciada nas escolas públicas? ” Por meio da revisão bibliográfica e observações no campo educacional analisamos os entraves e possibilidades para a efetivação de uma administração colegiada. A gestão democrática da escola pública se apresenta ainda como um desafio para muitos gestores, considerando que a participação requer a construção de paradigmas que envolva os interessados por uma educação de qualidade, inclusiva, igualitária e para todos. Neste sentido, refletimos sobre os caminhos que possibilitam aos gestores a implementação de instâncias colegiadas que garantam a vivência efetiva de uma gestão democrática e participativa.
Palavras-chave: Gestão Democrática; Participação; Instâncias Colegiadas.
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