Os Desafios de uma Gestão Democrática no Ensino Básico
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os questionamentos e procura de respostas no que se refere aos desafios de uma construção democrática nas escolas de ensino básico, a partir de uma gestão educacional mais participativa, de modo que possa fomentar um olhar inovador, reflexivo e principalmente libertador em especial a educação pública brasileira. A pesquisa se concentra em como os gestores conseguem articular mudanças em meio aos obstáculos e a burocracia estatal e se essa transformação pode se tornar significativa de fato. Neste sentido, o trabalho aponta para um estudo de caso, ressaltando a experiência e a importância do corpo docente, na participação de atividades, no debate do que pode ser melhorado na educação e nas unidades escolares. Porque, a conscientização da ação gestora, para uma construção de práticas pedagógicas coletivas, comprometida com o social, é um dos desafios necessários e de suma importância para a consolidação de uma educação democrática de forma responsável, com autonomia e transparência no processo educativo.
Palavras-chave: Desafios de uma Gestão Democrática; Construção de um Ambiente Educacional; Ambiente Educacional Libertador; Conscientização da Ação Gestora.
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