Editorial V3. N1 2018

Autores

  • Ricardo Luiz Pereira Bueno Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP , Brasil
  • Heloisa Candia Hollnagel Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP , Brasil

Resumo

Nesse terceiro volume, são apresentados estudos em três grandes blocos: Gestão e Educação Pública em diferentes abordagens e contextos; Planejamento urbano e Administração Pública, Cidadania e Controle social.

No primeiro, o artigo “Administração de Conflitos na Gestão Escolar Pública na Rede Municipal” analisa algumas soluções utilizadas incluindo, mediação e administração de problemas relacionais entre diferentes sujeitos escolares: professores, estudantes e família. Outro trabalho reflete sobre a “Competência Leitora e Políticas Públicas: Possibilidades” relacionando o desempenho dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes- PISA mostrando que programas individuais podem surtir efeitos positivos com abrangência local, mas apenas iniciativas governamentais são capazes de ampliar o efeito. O estudo sobre a “ A Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Básica” avalia as mudanças ocorridas após a Lei 10.639/03 e outra pesquisa sobre “Um Estudo Histórico da Modalidade de Ensino EJA - Educação de Jovens e Adultos como uma Política de Inclusão com Responsabilidade Social” mostra a importância dessa etapa formativa para a emancipação do sujeito. Interessante também a interface entre a capacidade de comunicação e o processo administrativo como apresenta o estudo “ Gestão de Comunicação e a Ação do Coordenador de Polo Presencial da UAB” onde existem diferentes atores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-01

Como Citar

Bueno, R. L. P., & Hollnagel, H. C. (2018). Editorial V3. N1 2018. Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 3(1), I-III. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/1297

Edição

Seção

Editorial