Gestão Escolar Participativa e Compartilhada: Um Desafio para o Gestor Público

Autores

  • Vanusa Rodrigues Lodeiro Centro de Educação Infantil Navegantes, Município de São Paulo, Brasil
  • Rita de Cássia da Silva Leão Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo

Resumo

Este estudo tem o objetivo de apresentar a importância de uma gestão participativa dentro da escola e o papel do gestor público na sua condução. A pesquisa é baseada em análise bibliográfica, que busca discutir conceitualmente os aspectos que envolvem os desafios da gestão democrática, a fim de contemplar a participação social dentro do contexto educacional. Segundo os autores apresentados, compreende-se que para o desenvolvimento de uma gestão em que as decisões sejam compartilhadas entre a comunidade escolar e os seus diversos agentes, deve-se superar as práticas patrimonialistas, substituindo-as pela descentralização das decisões. Para tanto é necessário criar situações que estimulem a participação dos agentes envolvidos, como também investir na formação dos gestores. Conclui-se que um dos fatores fundamentais para a garantia de uma gestão democrática no ambiente escolar é o papel do gestor público que, munido de ética, solidariedade e compromisso, poderá conduzir o processo administrativo-pedagógico de forma eficiente, alcançando os resultados esperados de uma gestão participativa.

 

Participatory and Shared School Management: A Challenge for the Public Manager

This study aims to present the importance of participatory management within the school and the role of the public manager in their conduction. The research is based on bibliographical analysis, to gain understanding about the conceptual discussion on the aspects that involve the challenges of democratic management in order to contemplate social participation within the educational context. According to the authors presented, it is understood that for the development of a management in which decisions are shared between the school community and its various agents, it is necessary to overcome patrimonialist practices and replace them by the decentralization of decisions. For this, it is necessary to create situations that stimulate the participation of the different social actors involved, as well as invest in the training of managers. It is concluded that one of the fundamental factors for guaranteeing a democratic management in the school environment is the role of the public manager, who, with ethics, solidarity and commitment, can conduct the administrative-pedagogical process efficiently, achieving the expected results of Participatory Management.

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Referências

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Publicado

2016-10-01

Como Citar

Lodeiro, V. R., & Leão, R. de C. da S. (2016). Gestão Escolar Participativa e Compartilhada: Um Desafio para o Gestor Público. Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 1(1), 47–56. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/1260