Memórias da África
A superioridade dos Negros sobre os Brancos (Kitāb Fakhr al-Sūdān ‘alā al-Bīḑān) pro Abū Ùthman ‘Amr ibn Bahr al-Jāḥiẓ (m. 868/9)
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2019.v4.10964Palavras-chave:
Negros, Raça, Antiguidade, Axum, Himyar, ÁrabeResumo
Este artigo pretende chamar a atenção para uma obra que passou despercebida. Considerado um trabalho menor de um autor satírico, al-Jāḥiẓ, o Kitāb Fakhr al-Sūdān 'alā al-Bīḑān (A superioridade dos negros sobre os brancos), apesar de seu título sugestivo, foi subvalorizado, mas, na realidade, é um trabalho sério e totalmente imbuído no contexto e no debate político-social do século IX. A obra é essencial para entender a complexidade de qualquer sociedade, antiga ou moderna. Confrontado com a imagem tradicional da população negra como um grupo marginalizado, invisível e sem história, o Kitāb Fakhr al-Sūdān 'alā al-Bīḑān lhe confere o protagonismo de sua obra, remove-a da sua invisibilidade na sociedade abássida, e recupera e reescreve, e isso é interessante, uma história e uma memória que têm suas raízes na antiguidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os trabalhos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento e adaptação do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuído o devido crédito aos autores e à revista.
Texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/










